segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Lula e o Vale I

Lula e o Vale I
O ex-presidente Lula, ou melhor, o presidente permanente e eterno do Brasil, esteve na região do Vale do Jequitinhonha, por várias vezes, mesmo antes da sua eleição e fora das disputas eleitorais. Essa é uma das diferenças dos que falam do Vale sem conhecê-lo direito.

Lula passou por aqui quando deixou sua terra, em Pernambuco, de pau-de-arara, na década de 50, com 7 anos.

Visitou a região, em 1979 e 1980, para fundar o PT, nas cidades de Salinas e Araçuaí. Voltou nas campanhas presidenciais de 89, 94, 98, 2002 e 2006.
Na sua primeira Caravana da Cidadania , fazendo o trajeto de Pernambuco a São Paulo, em 1993, passando pela Rio-Bahia, parou em Itinga, quando visitou projetos sociais e lançou a pedra fundamental de contrução de um Hospital.
Veio na posse de Cacá, como prefeita, de Araçuaí, em 01.01.1996. Esteve em Diamantina, por diversas vezes.
Foto: Álbano Silveira Machado entrega ao então presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, documento de reivindicações para o desenvolvimento do Vale, na manhã de 06 de outubro de 1995, na Praça Dr. Antônio Carlos, em Berilo, no Médio Jequitinhonha.

Na primeira semana de outubro de 1995, Lula realizou a Caravana da Cidadania no Vale do Jequitinhonha, acompanhado de cientistas como o geógrafo Aziz Ab´Saber, Heloisa Starling, o teólogo Leonardo Boff e outros.
Foram realizados três Seminários, no Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha.
O ex-presidente saiu, de ônibus, de Diamantina, passou pela Estrada Definitiva, em Mendanha, Couto Magalhães, chegando a Turmalina; depois Minas Novas, onde realizou o primeiro Seminário sobre o Vale, em 05 de outubro, com apontamentos de soluções para seu desenvolvimento.

Passando pela BR 367, sem pavimentação, chegou a Chapada do Norte, e depois Berilo, onde uma multidão o esperava, na Praça da Prefeitura. Não estava programado, mas ele desceu da Van e conversou com o povo, recebeu um documento das minhas mãos e discursou em um palco improvisado.

Chegando a Virgem da Lapa, passando por buracos e pontes velhas de madeira da BR 367, ele foi ovacionado na Baixinha. Também fora da programação foi aclamado pelo povo da cidade.

Em Araçuaí, no dia 07 de outubro, no Colégio Nazareth, a Caravana da Cidadania realizou o segundo o Seminário sobre o Vale.
Lula parou em Itinga, onde visitou projetos sociais. Em Itaobim e Jequitiinhonha, foi parado para conversar com a população que o aguardava, na rodovia.
Enfim, em Almenara, no dia 09 de outubro, Lula coordenaou a realização de um terceiro Seminário sobre o Vale.
Essa peregrinação pelo Vale está registrado em um documento escrito e alguns vídeos.
Depois de eleito, logo após a posse, o Vale foi uma da regiões priorizadas para sua visita, quando esteve em Araçuaí e Itinga, em 10.01.2003.

Outros textos serão publicados sobre Lula, seu governo e o Vale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário