Jequitinhonha: UFMG mostra produção de jovens em comunicação
Na quinta-feira, 27 de janeiro, o Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha realizou uma reunião para a apresentação das atividades realizadas na primeira fase do projeto de Assessoria de Comunicação Colaborativa em comemoração aos 200 anos da cidade de
Jequitinhonha.
Jequitinhonha.
A reunião contou com a presença do vice prefeito da cidade Dr. Nilo Barbuda Souto, da secretária municipal de educação de Jequitinhonha, Iracilda Dias da Silva, da coordenadora do Polo, a Pró-Reitora Adjunta de extensão da UFMG, Maria das Dores Pimentel Nogueira (Marizinha), do coordenador de comunicação do Polo, professor Márcio Simeone, da coordenadora do Visões do Vale, professora Graziela Mello, do professor da UFMG e membro da Associação Imagem Comunitária, Ricardo Fabrino, dos estudantes da UFMG e bolsistas do Polo, além dos jovens do projeto e seus pais.
Durante o encontro, Iracilda Dias falou sobre a importância do envolvimento dos jovens no projeto e sobre a relevância do projeto como incentivador do protagonismo juvenil. Márcio Simeone destacou a participação dos jovens, que para ele tem superado as expectativas. “O grupo abraçou a proposta com empolgação e entusiasmo.
Durante o encontro, Iracilda Dias falou sobre a importância do envolvimento dos jovens no projeto e sobre a relevância do projeto como incentivador do protagonismo juvenil. Márcio Simeone destacou a participação dos jovens, que para ele tem superado as expectativas. “O grupo abraçou a proposta com empolgação e entusiasmo.
A força dos jovens tem nos surpreendido a cada dia”, afirmou. Simeone revelou ainda o interesse de outras cidades do Vale pelo projeto e reforçou a importância das escolas da região no incentivo para que o conhecimento adquirido pelos 25 jovens não fique restrito apenas ao grupo, mas que possam ser transmitidos a outros jovens.
Após as falas iniciais, os integrantes do Polo apresentaram os trabalhos que tem sido desenvolvidos pelos jovens nos quatro núcleos do projeto: Audio, Audiovisual, Impresso e Web.
Após as falas iniciais, os integrantes do Polo apresentaram os trabalhos que tem sido desenvolvidos pelos jovens nos quatro núcleos do projeto: Audio, Audiovisual, Impresso e Web.
Mais do que divulgar os eventos da cidade, os jovens tem trabalhado visando a mobilização da população local e a produção de um registro histórico e cultural de Jequitinhonha.
Para isso, os jovens tem realizado coberturas de eventos da cidade, entrevistas com moradores, vídeos sobre a cidade, produção de spots, entrevistas, programas de rádio e outros produtos audiofônicos, como o percurso sonoro da cidade, além da administração do site de comemoração dos 200 anos da cidade e de outras redes sociais, como Orkut e Facebook.
Os jovens também tiveram a oportunidade de falar sobre as experiências com o projeto e sobre o aprendizado adquirido com as oficinas.
Mariza das Dores P.Nogueira, a Marizinha, Pró-reitora da UFMGA reunião foi encerrada pela coordenadora do Polo, Maria das Dores Pimentel Nogueria, a Marizinha. Ela fez questão de ressaltar a receptividade da cidade em relação ao projeto e mostrou-se encantada com o trabalho que tem sido desenvolvido pelos jovens. A pró reitora destacou ainda a parceria com o Vale que completa 6 anos, em 2011.
“O Polo é um programa concebido com o Vale e não para o Vale, é uma produção conjunta”, afirmou.
Sobre o Projeto
O projeto de Assessoria de Comunicação Colaborativa é fruto de uma parceria da UFMG com a a prefeitura municipal de Jequitinhonha. Desde outubro, o Polo tem desenvolvido em parceria com a Comissão Duzentos Anos de Jequitinhonha, o projeto com um grupo de 25 de jovens.
Sobre o Projeto
O projeto de Assessoria de Comunicação Colaborativa é fruto de uma parceria da UFMG com a a prefeitura municipal de Jequitinhonha. Desde outubro, o Polo tem desenvolvido em parceria com a Comissão Duzentos Anos de Jequitinhonha, o projeto com um grupo de 25 de jovens.
A primeira fase consistiu em 16 dias de oficinas, nos quais foram trabalhados conceitos e práticas comunicacionais. A segunda fase que tem início em fevereiro e término em setembro, mês dos 200 anos, visa o desenvolvimento de ações comunicacionais para a divulgação dos eventos da cidade, mobilização da população, além do registro histórico e cultural da cidade.
Fonte: PROEX-UFMG, com redação de Fabíola Souza, estudante de Comunicação Social na UFMG
Fonte: PROEX-UFMG, com redação de Fabíola Souza, estudante de Comunicação Social na UFMG
Nenhum comentário:
Postar um comentário