quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Cinema e Arte nas Comunidades de Itinga

Cinema e arte nas comunidades de Itinga

Em 1996, o M.C.I – Movimento Cultural Itinguense, hoje Centro Cultural Escrava Feliciana, criou o projeto Cinema nas comunidades o qual tinha o objetivo de levar a arte do cinema nacional para as comunidades rurais e urbanas de Itinga, no Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas.

Para viabilizar o projeto foi feito uma parceria com a Prefeitura de Itinga. Geralmente se leva também um vídeo feito na comunidade (reunião, jogo de futebol ou alguma festa) . E estes eram exibidos antes das sessões. Após as sessões ainda se fazia um forrozinho para alegrar os telespectadores.

Nas comunidades que não tinham energia elétrica se leva um gerador de energia movido a gasolina, o projeto perdurou até novembro de 2000 e neste período todas as comunidades do município de Itinga receberam o projeto cinema nas comunidades.

Agora, estamos retornando este projeto com um novo formato chamado “Cinema e Arte nas comunidades” onde se pretende levar a arte do cinema juntamente com nossas artes locais: grupos de teatro, corais, exposição de artes, contadores de histórias, cantores e poetas,.

Esta retomada só está sendo possível graças a uma parceria entre o Centro Cultural Escrava Feliciana e AMAI – Associação dos Moradores e Amigos de Itinga, que juntas vem somando forças para levar entretenimento para as comunidades privadas de acesso à cultura.

Em breve divulgaremos a programação de 2011 do projeto cinema nas comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário