terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Barragem de Irapé acabou com muitas praias

Barragem de Irapé acabou com muitas praias
Municípios banhados pelo rio Jequitinhonha e localizados abaixo da usina de Irapé reclamam do fim das praias em função da construção da hidrelétrica. Coronel Murta é um dos mais prejudicados. A cidade perdeu turistas e uma importante fonte de lazer.
A praia de Coronel Murta desapareceu com a construção da Barragem de Irapé
O principal cartão postal de Coronel Murta, localizada a cerca de 40 km de Araçuaí, foi praticamente destruído. As longas praias fluviais formadas ao longo do rio Jequitinhonha que atraiam banhistas, atletas e eram um convite ao lazer, foram substituídas por mato, lama e muitas pedras.

O mesmo fenômeno foi observado em cidades como Itinga, Almenara e Jequitinhonha que tinham nessas áreas um motivo de orgulho e uma importante fonte de lazer. Em Araçuaí, a comunidade de Itira foi a mais prejudicada, o lugar não conta mais com suas praias que atraiam visitantes.

Segundo o ambientalista Saulo Murta, os moradores de Coronel Murta estão dispostos a lutar para recuperar os prejuízos causados com a construção da hidrelétrica.
Além da questão ambiental e financeira, o fim das praias do rio Jequitinhonha acabou com belas paisagens e lugares únicos que eram motivo de orgulho para seus moradores. A região possui poucas opções de lazer, e talvez, a maior delas foi destruída com a construção de Irapé.

Fonte: TV ARAÇUAÍ, repórter André Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário