domingo, 2 de janeiro de 2011

Antigo teatro de Araçuaí é sede do Vale com Valor

Antigo teatro de Araçuaí é restaurado para dar lugar a loja de artesanato O antigo teatro de Araçuaí que já foi cinema, biblioteca, depósito de madeira e banco de livros se transformou em uma loja de artesanato. É a Vale com Valor, uma das Empresas Progressistas gerada pelo grupo AGR (Araçuaí Geradora de Riqueza). Sustenta o propósito de sensibilizar e conscientizar, através de criações repletas de história, beleza e arte, para preservação e apoio ao desenvolvimento dos grupos de cultura do Vale do Jequitinhonha.

A Vale com Valor é uma Empresa Progressista onde todos os agentes ao seu redor, seja a comunidade, os grupos de cultura, os clientes, fornecedores, investidores, empreendedores e equipe beneficiam e possuem consciência do que estão construindo e para quem estão contribuindo.

A Vale com Valor é uma loja de artigos de uso convencional que representam os grupos de cultura do Vale do Jequitinhonha. Seus artigos servem para vestir, usar, presentear, decorar, enfeitar, enfim, despertar admiração e encantamento. São artigos e acessórios, bijuterias; calçados; cama, mesa e banho; suvenires e decoração.

Todos o produtos são idealizações dos próprios grupos de cultura com identidade, histórias e motivos que os representam e também produzidos por uma rede de pequenos produtores da região gerando assim, trabalho e renda.

O atendimento é feito em horário alternativo do meio dia às 20 horas de segunda-feira a sexta-feira e aos sábados das 8 às 16 horas.
Os grupos que participam da Vale com Valor são: Tamborzeiros do Rosário, Coral Trovadores do Vale, Coral Nossa Senhora do Rosário, Coral Araras Grandes, Grupo Teatral Vozes, Cia. de Teatro Ícaros do Vale, Folia de Reis do Bairro Arraial de Araçuaí.

A Vale com Valor precisava de um local que pudesse resgatar histórias, lembranças e saudades e o antigo cinema, e mais antigo ainda, Teatro Municipal caiu como uma luva. O prédio foi construído no final do século dezoito. Após a inundação de 1929, serviu de igreja, escola, cinema, armazém e ponto de partida da “jardineira do Valdir”.

Enquanto Teatro Municipal, apresentou peças famosas. Há relatos que o público assistia aos espetáculos noturnos sob luzes de lampiões e num clima muito romântico.
Na foto, tirada possívelmente nos anos 30, pode-se ver na parte superior frontal da construção, leves traços do barroco mineiro também expresso nos arcos das janelas e da porta principal. Na esquina um poste de luz a querosene ou azeite.
Na década de 70, abrigou o Cine Teatro Danúbio.

Ao longo dos anos, sua arquitetura foi se perdendo e, já bastante descaracterizado, tornou-se um depósito de madeira.
Em1996, foi utilizado como secretarias Municipal de Ação Social e Educação e também abrigou a Biblioteca Pública.
Em 1997 cedeu espaço ao Banco da Agricultura e Pronaf.
Antes da Vale com Valor, estava sendo ocupado pelo Banco do Livro do CPCD e, parte do prédio, servia como depósito de mercadorias.
Agora, torna-se o espaço que marca o início de uma nova história para a cultura e economia do Vale do Jequitinhonha.
Praça Duque de Caxias, 97 –Centro Velho –Cep: 39.600-000 - Vale do Jequitinhonha –Araçuaí – Minas Gerais.

Texto e fotos reproduzidos de Jornal Gazeta de Araçuaí, do mês de novembro de 2.010

Nenhum comentário:

Postar um comentário