quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Prefeitos cobram participação do Jequitinhonha no Governo

Prefeitos cobram participação do Jequitinhonha no Governo
Vale não tem importância para o Governo de Minas, é a reclamação geral


Governador Anastasia entre prefeitos do Vale do Jequitinhonha

Os prefeitos do Vale do Jequitinhonha, presentes na recepção ao Governador de Minas, em Minas Novas, no Alto Jequitinhonha, nesta terça-feira, 18.01, estavam revoltados com a pouca participação de representantes da região no governo estadual.

O presidente da UMVALE- União dos Municípios do Vale do Jequitinhonha, Roberto Botelho, prefeito da cidade de Jequitinhonha, era cobrado para ter uma fala de cobrança pública, no palanque armado na Praça. Zailson Macedo, prefeito de Turmalina, articulou e telefonou para José Henrique, prefeito de Minas Novas, tentando furar o cerimonial e incluir a fala do presidente da UMVALE para fazer reivindicações regionais, entre elas espaço político no governo. Passou o telefone para o prefeito de Jequitinhonha. Não deu certo. José Henrique respondeu que só ele e o governador falariam.


Prefeitos e liderança políticas reclamaram, nos bastidores, que somente Montes Claros tem dois Secretários de Estado: Gil Pereira, na SEDVAN- Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), e Carlos Pimenta, na Secretaria do Trabalho. Eles não representam o Jequitinhonha.


O Secretário Gil Pereira só tem base eleitoral em Berilo, no Médio Jequitinhonha , e não conhece a região. Além disso, ele quer pavimentar seu caminho para candidatura a prefeito de Montes Claros, em 2012. Carlos Pimenta, tem raízes familiares em Capelinha, mas politicamente tem compromissos maiores com o norte de Minas.

Somente a Diretoria da COPANOR,com Márcio Kangussu, de Joaíma, ficou como espaço do Vale.
“È muito pouco”, concluíam.

“Ficamos chupando o dedo”, disse um prefeito do Médio Jequitinhonha que pediu para não divulgar seu protesto para não sofrer retaliações.

Na fala do governador, muitas generalidades: prioridade para o Grande Norte, formado pelos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o Norte de Minas; e prioridade nos investimentos do Governo do Estado nos próximos anos.


“O Jequitinhonha é uma região que merece uma atenção muito especial permanente, transformando a então Secretaria Extraordinária dos Vales do Jequitinhonha, do Mucuri e do Norte em secretaria permanente, com melhor estrutura e mais recursos para gerarmos aqui o que o Jequitinhonha mais precisa, empregos de qualidade”, disse Anastasia.

Promessas, sem compromisso
O Governador disse que iria negociar recursos com o Banco Mundial para asfaltar alguns trechos entre municípios como entre Capelinha e Itamarandiba, Capelinha e Setubinha.

Anastasia disse também que iria pedir à Presidenta Dilma empenho na pavimentação da BR 367. Não citou que o DER de Minas recebeu do governo federal R$ 7 milhões, desde 5 de maio de 2010, para elaborar o projeto, providenciar a licença ambiental e fazer o processo de licitação.
Presidente da UMVALE, Roberto Botelho, negocia fala para cobrança de espaço no governo

Prometeu que o Vale terá empregos de qualidade com grandes obras, sem citar projetos possíveis ou em andamento, como Complexo de Mineração de Ferro, na região de Grão Mogol, Salinas, Riacho dos Machados e Rio Pardo de Minas. Este projeto já é contestado por movimento de desenvolvimento sustentável no norte de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário