sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Meninos de Lamarão dão show em teatro na praça

Meninos de Lamarão dão show em teatro na praça
Auto de Natal teve participação de corais de Araçuaí e Francisco Badaró
Um espetáculo cultural que poucos irão esquecer. Aconteceu no dia 7 de janeiro, à noite, na Praça São Norberto, em Lelivéldia, distrito do municápio de Berilo, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas.
O cenário do espetáculo foi composto por uma decoração natalina, em uma praça iluminada com bolas artesanais feitas de garrafas pet, coloridas, e mangueiras elétricas entrelaçadas nas árvores e no cruzeiro. Tudo foi construído pelas crianças, jovens e adultos da comunidade.
As pessoas chegavam lentamente, curiosas, ansiosas.
Um grupo de 25 adolescentes de 12 a 16 anos apresentou o que há de melhor de talento e arte do povo da região. Os Meninos de Lamarão apresentaram a peça Auto de Natal, em frente à Igreja São Norberto.
Eles se prepararam durante 3 meses com o professor, ator e diretor teatral Luciano Silveira.
Mostraram uma segurança na interpretação dos seus papéis de forma surpreendente.

Representavam, cantavam, dançavam, riam e choravam. As pessoas, em volta, se emocionavam com a representação do nascimento de Jesus e a Boa Nova levada pelos Santos Reis.
A cada ato apresentado pelos Meninos de Lamarão entrava o Coral Araras Grandes de Araçuaí e o Coral Sementes da Terra, de Francisco Badaró, com seus cantos de reis, do natal, do amor divino. Os cantos dos corais fechavam mensagens do Ciclo Natalino.

Eram cantos de músicas conhecidas, belamente interpretadas como Bandeira do Divino (Ivan Lins), Reis dos Reis (Chico Anísio), É Natal! e tantas outras músicas. Ou mesmo a Dança da Carambola dos Meninos de Lamarão com o Araras Grandes.

Os Meninos de Lamarão faziam seus pais e os velhos chorarem de emoção.
A cada ato era uma salva de palmas.
Eles surpreendiam com falas ao pé do cruzeiro iluminado, nos pés das árvores, no alto das gramas, no escuro da praça, na arena do cimento batido.
O mais emocionante foi o fechamento do espetáculo, quando eles correram para dentro da igreja, anunciando o nascimento de Jesus. Lá dentro, formaram um presépio vivo, ladeado pelos dois corais com músicas belíssimas e afinadíssimas.
No final, alguns se perguntavam quem eram aqueles meninos-artistas. As mães, orgulhosas, choravam abraçadas aos filhos. Coral Araras Grandes, de Araçuaí

Todos eles são de Lamarão, Lamarãozinho, do Alto Bravo, Ponto da Uva, Cardoso, Bonito e outras comunidades vizinhas. Alguns moram a 12 quilômetros do povoado, vinham caminhando para os ensaios, saindo às 5 horas da manhã das suas casas, fazendo muito sacrifício para demonstrarem seu talento de verdadeiros artistas.
*****
Coral Sementes da Terra, de Francisco Badaró, com a regência de Luciano Silveira
No final, a Assistente Social, Dirlane Almeida da Silva Silveira, agradeceu a confiança dos pais, a participação ativa de muitos voluntários e o apoio do comércio e lideranças na realização daquele trabalho e de outras ações sociais e comunitárias realizadas.
Essa apresentação foi promovida pela Prefeitura de Berilo, através do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário