domingo, 30 de janeiro de 2011

Fórum dos Movimentos Sociais do Vale lança as pautas para 2011

Fórum dos Movimentos Sociais do Vale lança as pautas para 2011 Entre os dias 19 e 20 .01, o Centro Missionário da Igreja Católica de Jordânia, no Baixo Jequitinhonha, recebeu a primeira edição de 2011 do Fórum dos Movimentos Sociais do Vale do Jequitinhonha.

O evento, que ocorre desde 1999, busca articular as entidades do Vale para discutir os problemas de cada microrregião (Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha) e buscar uma solução conjunta.

Reforma agrária, educação no campo, desertificação, economia popular solidária e a violência contra a mulher foram as temáticas pautadas para 2011.

Ao todo participaram cerca de 30 pessoas de 15 instituições. Entre elas sindicatos, entidades da Igreja Católica, movimentos ligados à questão agrícola e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

No primeiro dia foram apresentadas as entidades presentes e feita uma análise da conjuntura nacional. Um dos principais pontos levantados foi a falta de políticas públicas mais atentas às realidades de cada região e dos movimentos sociais.

Também foi realizada uma avaliação dos 12 anos do Fórum, com discussões acerca dos papéis das comissões temáticas (forma escolhida pelas entidades para trabalhar os assuntos definidos como importantes) e da comissão executiva que é responsável pela organização e por representar oficialmente o Fórum.

No segundo dia, foi dada continuidade às discussões acerca dos temas pautados para 2011 e definidas as ações a serem tomadas pelos movimentos.

O Encontro Nacional da Articulação do Semiárido- Econasa, que será realizado em 2012, foi uma das principais discussões já que ele, provavelmente, será sediado em Minas Gerais.

As entidades também perceberam a necessidade de ampliar a mobilização nas microrregiões e por isso definiram que deverão ser feitas reuniões em cada regional por uma comissão local antes dos próximos Fóruns.

Para José Nelson, representante da Cáritas de Araçuaí (entidade da Igreja Católica ligada à formação e conscientização dos excluídos) as discussões foram muito ricas e têm mostrado um avanço do Fórum.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jordânia, Ieda Rodrigues, destacou também a importância do evento, que consegue articular diferentes opiniões e procura soluções conjuntas:

"Não é apenas uma entidade que assume as atividades", afirmou. O próximo encontro será em Diamantina, nos dias 26, 27 e 28 de Abril com a perspectiva de ampliar o contato com a UFVJM que tem um Campus na cidade.

Fonte: Polo Jequitinhonha, UFMG.

2 comentários:

Ewerton Diniz disse...

Boa noite Álbano.
Eu estava pesquisando sobre movimentos sociais no Vale do Jequitinhonha, devido ao fato de eu estar incumbido a fazer um trabalho sobre o assunto, e acabei me deparando com essa postagem e achei que esta seria a fonte de pesquisa ideal para que meu trabalho ficasse apresentável. Diante disso eu gostaria de pedir a sua ajuda com relação ao conteúdo postado por você a fim de saber mais sobre este Fórum dos Movimentos Sociais do Vale como complemento do meu trabalho. Eu sou discente da UFVJM estou no 4º período de Bacharelado em Humanidades, e esse trabalho que estou realizando corresponde a disciplina de Seminários sobre os Vales do Jequitinhonha. Não sei se ficou muito clara a minha intenção acerca desta pesquisa que estou realizando mas queria obter um outro meio de me comunicar com você para que eu possa explicar melhor o meu proposito, pode ser através de email, telefone ou qualquer outro tipo de comunicação que seja conveniente para você. Desde já agradeço e espero que você possa me ajudar com esse trabalho, não é nada complicado eu só quero uma troca de informações para que eu posse trassar o meu norte e concluir minha pesquisa com êxito.
Att: Ewerton Diniz.

Álbano Silveira Machado disse...

Oi Ewerton,
desculpe a demora em responder.
Pode enviar email para albano.psi@gmail.com
ou no fone (33)8877-5943.
Ou no face book Álbano Silveira Machado. Me adiciona aí.
Estarei à sua disposição.
Abraços

Postar um comentário