segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Ícaros do Vale: "A RUA É O NOSSO PALCO"

ÍCAROS DO VALE - COMPANHIA DE TEATRO de ARAÇUAÍ
"A RUA É O NOSSO PALCO"

Fundado no dia 12 de novembro de 1996, o "Ícaros do Vale" - Companhia de Teatro - é composto por jovens que vem se apresentando com ótimos trabalhos marcados pelo modo diferente de fazer teatro.

Em 1997, foi realizado o primeiro espetáculo - "A filha que bateu na mãe, sexta-feira da paixão e virou cachorra" - e, com ele, a divulgação do trabalho e o início de uma grande caminhada.

Em 1998, veio a peça "Os Olhos Mansos" e os prêmios de melhor espetáculo de rua, melhor atriz, melhor atriz coadjuvante, atriz revelação e melhor direção na 15.ª Mostra de Teatro realizada na cidade de Pompéu-MG.

Em 2000, a primeira parceria e o amadurecimento de um trabalho bem montado, com "Causos" de Virgínia Chaves e trilha sonora do compositor Josino Medina: "No Caroço do Juá". Esta peça veio consolidar o Ícaros do Vale no cenário cultural do teatro mineiro.

Em fevereiro de 2001, o grupo foi convidado pelo Projeto Pró-Água para montar um espetáculo baseado no diagnóstico rápido-participativo realizado em 23 comunidades da bacia do rio Calhauzinho. Desse convite nasceu o espetáculo "De Mala e Cuia", que se apresentou em várias cidades do Vale do Jequitinhonha.

Em setembro de 2002, depois de brilhante participação no 21.º FESTIVALE na cidade de Pedra Azul-MG, o Ícaros do Vale foi a grande atração das comemorações da Semana da Pátria da cidade de Corinto-MG quando foi encenada em praça pública a peça "No Caroço do Juá", por indicação do radialista Tadeu Oliveira à Secretária Municipal de Educação de Corinto, a sra. Vera Pimenta.
O que caracteriza o grupo é a humildade e o talento destes jovens, a maioria de famílias pobres de Araçuaí. Eles são hoje um dos grupos teatrais mais importantes do Vale do Jequitinhonha, tornando referencial para outros grupos.

Preferem a rua ao palco porque, segundo os seus membros, o contato do público faz com que a troca de energia e calor humano os envolvam numa aura criativa e participativa. Cantando, dançando, sorrindo e fazendo sorrir, essa generosa gente que não poupa o contentamento, o gesto livre e doce que o Ícaros vai encarnando e levando pela rua afora o teatro a cumprir esta digna missão da arte.

Contatos:
Luciano Silveira: silveira-luciano@bol.com
R. Geraldo da Costa Almeida, 822
Planalto - Vila Magnólia - Araçuaí - MG - CEP: 39.600-000
Telefone:(33) 3731-3553

Fonte: http://www.cantaminas.com.br/icarosdovale.htm , de Capelinha

2 comentários:

Washington Brasil disse...

Sou suspeito em falar sobre Luciano,pois é o único ator completo do Vale do Jequitinhonha. Além de dramatizar,ele regionaliza contos,e acontecimentos cotidianos da vida sertaneja do Vale vira belos enredos nas mãos de grandioso talento. Parabéns Luciano.

Washington Brasil disse...

Não precisamos encher nossas cabeças de merda assistindo Rede Globo de Televisão pois verdadeiros talentos estão em nossos meios através do teatro regional. Uma pena nossa cidade como Pedra Azul ter um grupo teatral e a comunidade fazer "vista grossa", com a desculpa que "teatro é coisa de desocupado". O que adianta se ocupar com trabalho e não ocupar a mente educando-a?Por isso que o Brasil está assim na merda que está e Pedra Azul não fica fora!!!

Postar um comentário