domingo, 16 de janeiro de 2011

Investigado, Clésio Andrade assumirá o Senado

Investigado, Clésio Andrade assumirá o Senado

A "Veja" que está nas bancas publica reportagem em que trata de investigações envolvendo o presidente da CNT (Confederação Nacional dos Transportes), Clésio Andrade, que deverá assumir uma cadeira no Senado, pelo PR-MG, como suplente do senador Eliseu Resende (DEM-MG), morto na semana passada.

"Agora, descobre-se que [Clésio] é acusado na Justiça Federal de lavagem de dinheiro e ocultação de recursos", informa a revista.

A descoberta, a rigor, não é nova.

Em agosto de 2004, a Folha revelou --em reportagem do editor deste Blog e do jornalista Paulo Peixoto, da sucursal de Belo Horizonte-- que o Ministério Público Federal investigava a suspeita de lavagem de dinheiro para financiamento de campanha eleitoral em operações realizadas por duas instituições dirigidas pelo então vice-governador de Minas Gerais.

O juiz Jorge Macedo Costa, então na 4ª Vara Federal de Belo Horizonte, determinara a quebra de sigilo bancário do Idaq (Instituto de Desenvolvimento, Assistência Técnica e Qualidade em Transporte), vinculado à CNT, e do Instituto J. Andrade, de Juatuba (MG), instituição de ensino superior cuja entidade mantenedora também era presidida pelo vice-governador.

O pai de Clésio, pecuarista Oscar Soares Andrade, do PL, era candidato a prefeito de Juatuba, terra natal do vice-governador.

Segundo a Folha apurou, operações de cerca de R$ 12 milhões realizadas pelo instituto de Juatuba teriam chamado a atenção do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).

"Eu sei muito pouco, porque é um processo que tramita em sigilo. Havia informações truncadas. Entramos com mandado de segurança no Tribunal Regional Federal [TRF-1, em Brasília], mas desistimos dessa ação porque o juiz federal suspendeu a quebra do sigilo", disse Clésio, na ocasião, por telefone.

O advogado Décio Torres Freire impetrara o mandado de segurança em nome dos dois institutos, de Clésio Andrade e de sua mulher, Adriene Barbosa de Faria Andrade, ex-prefeita de Três Pontas (MG), ex-presidente Associação Mineira de Municípios e atualmente conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

Informações do Blog de Frederico Vasconcelos.

Leia mais clicando aqui: clesio-andrade-processos

Comentário: Acredito que as investigações sobre o senador Clésio Andrade devem ser aprofundadas. Mas, há uma grande hipocrisia na mídia sobre outros casos que ela se cala.

Acredito que a mídia de Minas soltou os cachorros pra cima do futuro Senador por ele ter se declarado na oposição à Aécio.

Ninguém pode criticar o grão-duque tucano das Gerais. É intocável. Parece um Deus e não é. Parece infalível e não é. Ele é o xodó da mídia mineira. Menos a independente, dos blogueiros e twiteiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário