terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Almenara: Folia de Reis reúne comunidades rurais

Almenara: Folia de Reis reúne comunidades rurais
Leo Rocha Moradores da zona rural de Almenara mantém viva a tradição dos Santos Reis
Na última quinta feira, 20.01, a comunidade rural do Córrego do São João, municipio de Almenara, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas, realizou o festejo de encerramento da folia dos Santos Reis.

O encontro de devotos é uma iniciativa da Dona Ana, uma das matriarcas da comunidade.
A devoção a São Sebastião reuniu pessoas de diversas comunidades vizinhas. Os Foliões de Santo Reis que tocaram e dançaram durante o dia de festividade vieram da comunidade rural “Malissa”.
Uma missa com orações acompanhada do terço e seguida de uma animada folia encerrou a cerimônia religiosa na fazenda de Rozino. Logo em seguida foi servido um delicioso almoço aos convidados.
Moradores protestam contra estado de estrada de terra

Moradores indignados com estrada
Na oportunidade, os moradores da comunidade São João, uma das mais distantes e isoladas do município de Almenara, aproveitaram a presença da nossa equipe de reportagem para demonstrar sua indignação às péssimas condições das estradas que dão acesso a comunidade. Segundo eles, “ há mais de 02 anos que as estradas da comunidade São João não são patroladas.”
Um planejamento que vise a manutenção periódica dessa comunidade rural facilitaria muito o deslocamento dos pequenos produtores da agricultura familiar que semanalmente enfrentam os buracos da estrada para vender seus produtos no mercado municipal de Almenara.

A comunidade do São João está localizada no extremo norte do município de Almenara, distante cerca de 65 quilômetros da cidade, na divisa com o município de Divisópolis - MG.

Sobre a Folia de Reis
A Folia de Reis é uma festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII.

Em Portugal, em meados do século XVII, tinha a principal finalidade de divertir o povo, enquanto aqui no Brasil passou a ter um caráter mais religioso do que de diversão. No período de 24 de dezembro, véspera de Natal, a 6 de janeiro, Dia de Reis, um grupo de cantadores e instrumentistas percorre a cidade entoando versos relativos à visita dos reis magos ao Menino Jesus.

Passam de porta em porta em busca de oferendas, que podem variar de um prato de comida a uma simples xícara de café. A Folia de Reis, herdada dos colonizadores portugueses e desenvolvida aqui com características próprias, é manifestação de rara beleza.

Os preciosos versos são preservados de geração em geração por tradição oral. Os foliões cumprem promessa de por sete anos consecutivos saírem com a Folia e arrecadam em suas andanças donativos para realizarem anualmente no dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, festa com cantorias e ladainhas. Durante a caminhada é carregada a "bandeira" do grupo, um estandarte de madeira enfeitado com motivos religiosos. O ponto alto da festa se dá quando dois grupos se encontram. Juntos, eles caminham em direção ao presépio da festa, o ponto final da caminhada.

Diário do Jequi, de Almenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário