A cidade de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, tem pouco mais de 40 mil habitantes
A Secretaria de Saúde de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas, busca descobrir o que tem causado uma epidemia de diarreia e vômitos na população.
Nos últimos dias, foram registrados 114 casos na cidade, mas estima-se que este número seja ainda maior. Segundo o órgão, nenhuma das ocorrências, porém, é grave.
A hipótese é que se trate de uma virose que se proliferou rapidamente já que, no verão, os germes se proliferam com facilidade. Mas, há também a possibilidade de que os moradores tenham contraído a doença misteriosa por uma contaminação no ar, já que outras cidades de Minas e também da Bahia têm registrado casos semelhantes, segundo a secretaria.
"A Secretaria Municipal de Saúde, assim que tomou conhecimento da situação, acionou o departamento de epidemiologia de modo que fosse realizado um estudo mais aprofundado da situação. Amostras de água foram coletadas e enviadas à Gerência Regional de Saúde em Pedra Azul para análise de uma possível via de contaminação", informou o órgão.
Mas, até que a situação seja esclarecida, servidores da Saúde estão acompanhando os casos já existentes e tomando as medidas necessárias para prevenir novas contaminações.
A orientação é que a população realize a higienização dos alimentos de forma correta, lave sempre as mãos antes das refeições e faça o uso de água filtrada (potável). Em caso de contaminação é necessário beber bastante líquido e procurar por uma unidade de Saúde mais próxima.
A Secretaria de Saúde de Minas Gerais informou que não foi notificada sobre o fato e que, nestes casos, as ações necessárias são providenciadas pelo próprio município.
Fonte: Juliana Baeta, em11/01/2019 - 17h55 - Atualizado 18h39, no jornal HojeEmDia.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Leandro Andrade , uma hipótese é que a transmissão possa estar ocorrendo pelo ar, uma vez que o município recebeu relatos de casos semelhantes em cidades do Sul da Bahia e também no Espírito Santo.
“É uma época em que as pessoas viajam muito, podem levar e trazer doenças. Colhemos também amostras de sangue de algumas pessoas que estão sendo analisadas e iniciamos investigação por meio de entrevistas com as pessoas que afetadas”, completa.
As medidas tomadas visam descobrir as causas da doença e preveni-la, mas o secretário de saúde aponta que após o pico de notificações, nesta semana os novos casos já tiveram redução de cerca de 80%.
“Recomendamos lavar bem os alimentos, as mãos e, a qualquer sintoma, procurar o posto de saúde mais próximo, pois precisamos das notificações para ter condições de tomar providências”, conclui.
A cidade de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, enfrenta uma possível virose que provoca diarreia e vômitos. Já foram registrados 114 casos e estima-se que tenha mais pessoas com esses sintomas.
A Secretaria Municipal de Saúde, assim que tomou conhecimento da situação, acionou o departamento de epidemiologia de modo a que fosse realizado um estudo mais aprofundado da situação. Amostras de água foram coletadas e enviadas à Gerência Regional de Saúde em Pedra Azul para análise de uma possível via de contaminação.
Outra suspeita é que a contaminação seja pelo ar, já que outras cidades, tanto de Minas Gerais quanto da Bahia, têm registrado casos semelhantes — o que descartaria a hipótese anterior.
Até que a situação seja esclarecida, servidores da Secretaria Municipal de Saúde estão acompanhando os casos já existentes e tomando medidas para prevenir novas contaminações. Uma vez que no verão, germes que transmitem viroses se proliferam com facilidade.
A orientação é que todos realizem a higienização dos alimentos de forma correta, lavem sempre as mãos antes das refeições e façam sempre uso de água filtrada (potável). Em caso de contaminação, beba bastante líquido e procure um PSF mais próximo.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Almenara - William Fróis - Gerência de Comunicação e Markerting .
Nenhum comentário:
Postar um comentário