Territórios de Invenção chega a Araçuaí com residência musical de Makely Ka e Letícia Bertelli
Os interessados em participar da etapa de Araçuaí devem se inscrever gratuitamente nas mídias sociais do projeto (facebook: /residenciasmusicais e instagram: @residenciasmusicais) de 13 de agosto a 3 de setembro
Foto: arquivo
Com a temática
O projeto “Territórios de Invenção: residência musicais” desembarca em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, para mais uma etapa. O evento, que acontece de 17 a 28 de setembro, na sede Companhia de Teatro Ícaros do Vale, vai contar com a residência musical de Makely Ka e Letícia Bertelli.
A prática faz parte da 2ª edição do programa, que é realizado pela Fundação de Educação Artística (FEA) e pelo Programa Música Minas da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, e está proporcionando o convívio e a troca de processos de criação musical entre artistas, músicos e estudantes em seis municípios mineiros. O projeto ainda realiza apresentações espontâneas e mostras de encerramento abertas à comunidade.
Além de Araçuaí, a iniciativa contempla os municípios de Contagem ( 9 a 19 de junho, com Nelson Soares e Marcos Moreira); Varginha (30 de julho a 10 de agosto, com as residências de Joana Queiroz e Rafael Martini), Juiz de Fora(20 a 31 de agosto, com Marina Cyrino e Matthias Koole), São João Del Rei (3 a 14 de setembro, com Elise Pittenger, Fernando Rocha e Felipe José), e encerra em Araguari (15 a 26 de outubro, com Edson Fernando e Ricardo Passos).
Os interessados em participar da etapa de Araçuaí devem se inscrever gratuitamente nas mídias sociais do projeto (facebook: /residenciasmusicais e instagram: @residenciasmusicais) de 13 de agosto a 3 de setembro. A residência disponibiliza 30 vagas e tem como público-alvo pessoas a partir de 16 anos, tendo ou não experiência artística.
Com a temática "Paisagem Sonora em Trânsito", a residência pretende ser um laboratório para experimentação e criação, utilizando diversos suportes, linguagens e tecnologias. O objetivo é explorar vínculos entre os sentidos, como a poesia e a música, o corpo e a voz, a palavra falada e o canto. A ideia do trabalho é estimular os participantes a intervir, representando narrativas orais com exercícios dinâmicos de escrita e improvisação. A partir disso, a residência também contará com uma atividade prática na própria cidade e entorno para o recolhimento de materiais diversos (sons, entrevistas, fotos, canções, poemas), que serão trabalhados visando uma apresentação final, mostrando o potencial das viagens para a criação artística.
SERVIÇO
Etapa Araçuaí - Territórios de Invenção: Residências Musicais 2018 - 2ª edição
(Julho a outubro 2018)
"Paisagem Sonora em Trânsito"
Makely Ka e Letícia Bertelli
Quando: 17 a 28 de setembro (18h às 22h) - Araçuaí/MG
Onde: Sede da Ícaros do Vale Cia de Teatro| Rua Benjamim Constant, s/nº, Bairro Esplanada - Araçuaí/MG
Inscrições gratuitas de 13 de agosto 03 de setembro, por meio de preenchimento de ficha de inscrição online disponível nas mídias sociais do projeto
Mais informações: facebook: /residenciasmusicais | instagram: @residenciasmusicais
Vagas limitadas: 30
Sobre Letícia Bertelli
Mestre em musicologia pela Escola de Comunicação e artes da USP (2016), pós-graduada em canto – música antiga, pela Staatliche Hochschule für Musik Trossingen – Alemanha (2009) e bacharel em canto pela UEMG (2005). Letícia também se dedica ao estudo da música histórica, com ênfase para a música barroca e repertórios de tradição oral.
Quem é Makely Ka
Fonte: RIZOMA COMUNICAÇÃO e Secretaria de Cultura de Minas Gerais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário