quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Jean Wyllys compara o Facebook ao BBB e condena críticas ao "reality"

Jean Wyllys
Jean Wyllys, que ganhou o prêmio de R$ 1 milhão no "BBB5", fez uma carta aberta em seu Facebook para aqueles que criticam a superexposição do reality show mais assistido do País. "Nada mais contraditório! Essas pessoas passam o ano inteiro expondo suas entranhas no Facebook (da foto no espelho da academia às férias em família, passando pelo prato que comem todo dia e seus conflitos pessoais)", escreveu o deputado federal que também é colunista do canal iGay.

Leia a carta na íntegra:
"Basta que se iniciem as chamadas do BBB para que o Facebook seja invadido por postagens criticando/atacando o programa, anunciando que não se assistirá ao reality show e/ou ameaçando de exclusão os "amigos" que venham a comentá-lo... Nada mais contraditório! Essas pessoas passam o ano inteiro expondo suas entranhas no Facebook (da foto no espelho da academia às férias em família, passando pelo prato que comem todo dia e seus conflitos pessoais); dando detalhes minuto a minuto de suas ações e se envolvendo em bate-bocas com os "amigos" virtuais pelos motivos mais banais, mas, quando chega janeiro, arvoram-se a detonar o BBB pelo "excesso de intimidade que aquelas pessoas expõem".
Ora, excesso de intimidade exposta acontece mesmo é no Facebook, meus caros! O Facebook é que é o verdadeiro Big Brother no sentido pensado por Orwell em "1984": confissão/exposição da intimidade mais úmida para fins de controle social! E não adianta essas pessoas virem com o "argumento" de que "aqueles participantes são estúpidos e não pensam", porque o Facebook está cheio de estupidez e ausência de pensamento. Não adianta "argumentarem" que "aquelas pessoas não leem um livro nem têm repertório cultural" porque, no Facebook, o assunto que predomina é mesmo o conteúdo da tevê aberta (incluindo os campeonatos de futebol, essa coisa tão edificante!); e quem se ocupa de ficar no Facebook 24 horas não tem tempo de ler livro nem ir ao teatro (se vai, esquece-se de comentar com o mesmo empenho com que fala de si mesmo).
Então, pessoas em questão, parem para pensar só um pouquinho: é contraditório para não dizer hipócrita essa patrulha contra o BBB! Quem não curte, não comenta e ponto (e respeita quem curte, afinal, BBB é tão entretenimento quanto série americana e campeonato de futebol)! Quando se anuncia muito o desprezo por algo, na verdade, o suposto desprezo mascara o valor que se dá esse algo! É preciso se questionar se o ódio ao BBB não esconde, na verdade, uma inveja das pessoas que tiveram a coragem de se lançar numa experiência que dramatiza a exposição da intimidade diária do Facebook. Fica a dica! Eu leio muito (livros), frequento teatro, cinema e show regularmente; vou a exposições de artes plásticas; dou aulas e palestras; sou noveleiro confesso; gosto de reality show e não encho o saco de ninguém com patrulhas inúteis e hipócritas! É possível ser muitos e gostar de muitas coisas!"
Publicado na Tribuna da Bahia, em 09.01.2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário