sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Distritos do Vale do Jequitinhonha terão sinal para celulares

Governo de Minas anuncia benefícios a 692 distritos em todas as regiões do estado.

O governo de Minas Gerais vai apresentar o Minas Comunica II, na segunda-feira, 13.01.14, às 14h, na Cidade Administrativa, no Palácio Tiradentes. O Programa de Universalização do Acesso a Serviços de Telecomunicações em Minas Gerais, vai beneficiar 692 distritos em todas as regiões do estado com o sinal para acesso a celulares.


O Minas Comunica II vai beneficiar diretamente 359 municípios e cerca de 1,17 milhão de pessoas, além de ampliar a cobertura em todo o Estado.


A implementação do projeto será um marco no que diz respeito ao desenvolvimento dos distritos. A telefonia móvel nos distritos possibilitará uma integração das comunidades com o mundo.  A vantagem é a facilidade de comunicação com o Brasil e com o mundo através do celular, o que pode, sem dúvida, facilitar o diálogo, a realização de negócios e o lazer. Esse programa vai se transformar no marco do desenvolvimento dos distritos e ao mesmo tempo é a realização de um grande sonho de todas as comunidades a serem beneficiadas.
Parceira Governo Federal e Estadual
A implementação do programa é a solução para a temida telefonia pirata. Muitos distritos estão caminhando nessa direção. Uma coisa fundamental é que agora a solução é legal e segura. O programa é oficial,  conveniado com o governo federal, através da Anatel e o Governo de Minas.
As datas de funcionamento dos serviços provavelmente deverão ser anunciadas pelo governador Anastasia, na próxima segunda-feira, durante o lançamento do programa.

No Vale do Jequitinhonha, vários distritos serão cobertos pelo sinal  do Minas Comunica II:


Vale do Jequitinhonha
Araçuaí - Engenheiro Schnoor e Itira

Berilo - Lelivéldia


Bocaiúva -  Engenheiro Dolabela e Terra Branca


Caraí - Ponto do Marambaia e Maranhão

Chapada do Norte - Cachoeira do Norte, Granjas do Norte, Santa Rita do Araçuaí e São Sebastião da Boa Vista.

Coronel Murta - Barra de Salinas e Freire Cardo (Ouro Fino)

Diamantina - Conselheiro Mata, Desembargador Otoni, Extração, Inhaí, Mendanha, Planalto de Minas, São João da Chapada e Sopa.

Francisco Badaró - São João

Grão Mogol - Barrocão


Itamarandiba - Contrato, Padre João Afonso, Penha de França e Santa Joana.

Itinga - Travessão e Jacaré

Jequitinhonha - São Pedro do Jequitinhonha

José Gonçalves de Minas - Ijicatu 

Leme do Prado - Posses

Malacacheta - Jaguaritira, Junco de Minas e Santo Antônio do Mucuri.

Minas Novas - Lagoa Grande e Cruzinha

Novo Cruzeiro - Lufa e Queixada

Rio Vermelho - Pedra Menina e Santa Cruz da Aparecida

Salinas - Nova Matrona


Serro - Deputado Augusto Clementino, Milho Verde, Pedro Lessa, São Gonçalo do Rio das Pedras e Três Barras da Estrada Real.  

Turmalina - Caçaratiba

Veredinha - Mendanha

Virgem da Lapa - São João do Vacaria

Dez mil distritos do país não têm cobertura de telefonia móvelShare on facebook


Com linhas de crédito ou desonerações, governo espera que empresas de telecomunicações passem a atender essas localidades ( MrHicks46/Creative Commons)


Brasília - O governo já começou a conversar com empresas de telecomunicações para encontrar formas de atender cerca de 10 mil distritos de municípios que não têm cobertura de telefonia móvel no país. Atualmente, as empresas não têm obrigação de atender aos distritos que ficam a mais de 30 quilômetros das sedes. Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o governo pode oferecer linhas de crédito ou desonerações para que as empresas possam realizar a cobertura nas áreas que ficam afastadas das sedes dos municípios.
“Queremos achar uma solução para isso, não dá para ficar indefinidamente sem esse serviço. Às vezes chega o sinal do município sede, a pessoa tem que subir na árvore para pegar o sinal”, disse Bernardo depois de reunião com os presidentes das principais empresas de telefonia móvel do país, durante o 57º Painel Telebrasil, promovido pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).

A oferta da telefonia móvel para os distritos está sendo negociada junto com a antecipação do prazo de conclusão das metas para a oferta de internet na área rural na faixa de 450 megahertz. Essa obrigação foi imposta às empresas que venceram o leilão de tecnologia 4G realizado no ano passado pela Agência Nacional de Telecomunicações  (Anatel).

“Sabemos que é um trabalho muito difícil por causa das condições geográficas, e que a área rural é menos rentável, mas também falei para eles que o governo está olhando isso como uma coisa muito importante. Achamos que tem tanta importância quanto fazer nas grandes regiões metropolitanas”, disse o ministro. 
As empresas devem começar a oferecer internet na área rural a partir do ano de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário