quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Taiobeiras: Base Avançada do SAMU será inaugurada hoje, 22.01

Nova unidade, no norte de Minas, vai atender 16 cidades que compõem a microrregião de Salinas/Taiobeiras e beneficiar mais de 200 mil pessoas.

O SAMU constrói Base Avançada para descentralizar atendimentos. Foto ilustrativa.

O SAMU - Serviço de Atendimento Médico de Urgência se estrutura como um dos maiores programas de saúde do governo federal. Nesta quarta-feira, 22.01, às 10 horas, será inaugurada uma nova Base Avançada do SAMU Macro Norte, em Taiobeiras, no Vale do Jequitinhonha, norte de Minas.
 
A nova Base Avançada irá dar suporte a 16 municípios que fazem parte da microrregião de Salinas/Taiobeiras, beneficiando uma população de mais de 200 mil pessoas, além de atender às ocorrências de acidentes de trânsito da BR 251. Na obra, foram investidos mais R$ 300 mil em recursos estaduais.
 
A unidade terá uma equipe de socorristas composta por vinte e seis profissionais, sendo seis técnicos de enfermagem, dez condutores-socorristas, cinco enfermeiros e cinco médicos. Na base, os profissionais irão contar com uma estrutura equipada com câmeras de segurança, sistema de comunicação, almoxarifado para armazenamento de medicamentos e insumos, local de desinfecção de material médico-hospitalar adequado, sala de prescrição, sala de desestresse, local adequado para estacionamento e higienização das ambulâncias.
 
Na construção do prédio, além dos investimentos feserais, também foram aplicados recursos do governo estadual e dos municípios integrados ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun). Os investimentos também foram utilizados na aquisição de equipamentos, mobiliários e materiais necessários ao funcionamento da unidade. O terreno foi cedido pela prefeitura municipal de Taiobeiras.
 
Desde a sua instalação, em 2009, foram realizados na base da microrregião cerca de 5.241 mil atendimentos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário