segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Espaço Cultural Vale com Valor, fecha suas portas em Araçuaí

Por três anos, o lugar funcionou como uma loja de artigos artesanais de uso convencional , fabricados pelos grupos de cultura do Vale do Jequitinhonha e espaço cultural para exposição de fotografias, lançamento de livros e CDs

Foto: Gazeta de AraçuaiEspaço Cultural Vale com Valor, fecha suas portas em Araçuaí
O prédio construído no final do século 18 passou por reformas e adaptações para abrigar a loja

Criado com o objetivo de sensibilizar e conscientizar para preservação e apoio ao desenvolvimento dos grupos de cultura do Vale do Jequitinhonha,  o espaço Vale com Valor, encerrou suas atividades em Araçuaí.

Após o Natal de 2013, os representantes dos grupos foram chamados para serem comunicados da decisão e acerto de contas.

A Vale com Valor  funcionou  como uma loja de artigos artesanais de uso convencional , fabricados pelos  grupos de cultura do Vale do Jequitinhonha. Ali eram vendidos  somente produtos desenhados por estes  grupos  e confeccionados por uma rede de pequenos produtores,  tais como acessórios , artigos de cama mesa e  banho, bijuterias;calçados, suvenires e decoração, além de produtos culturais como livros e CDs.

No local funcionava ainda uma lanchonete,e espaço para exposições de  artes pláticas, fotografia ,  lançamento de livros e CDs.

A Vale com Valor funcionou por três anos. Participaram do projeto os grupos,  Tamborzeiros do Rosário, Coral Trovadores do Vale, Coral Nossa Senhora do Rosário, Coral Araras Grandes, Grupo Teatral Vozes, Cia. de Teatro Ícaros do Vale e Folia de Reis do Bairro Arraial de Araçuaí, além de vários artesãos de Araçuai.

Para  muitos,  o número de produtos vendidos na loja durante os três anos de funcionamento foi insuficiente para manter o espaço. “A quantidade de pessoas que nos visitaram nesse período, podemos dizer, foi bem grande, mas nem todos se tornaram, necessariamente, clientes”, relatam.

Um artesão que expôs peças no local acredita que faltou  um administrador e  uma melhor divulgação na mídia sobre o espaço.

"Não temos a prática do cooperativismo e manter um projeto com essas características é muito difícil", opinou um lojista da cidade.
  
No site da Vale com Valor, na internet,  não há nenhuma informação sobre o fechamento da loja,  nem comunicado oficial afixado em suas portas.

O fechamento da Vale com Valor foi lamentado pelos apreciadores da cultura popular que viam o lugar como uma referência no município.

PRÉDIO  ABRIGOU CULTURA AO LONGO DOS ANOS

“O local escolhido para funcionar a loja Vale com Valor, teria antes de tudo que ser um lugar que pudesse resgatar histórias, lembranças e saudades e o antigo cinema e Teatro Municipal da cidade,  caiu como uma luva”, contou  uma das entusiastas do projeto.


 O prédio  foi construído no final do século 18 , em uma das mais tradicionais praças da cidade, a Duque de Caxias, no centro histórico de Araçuai.

Após a inundação de 1929, serviu de igreja, escola, cinema, armazém e ponto de partida da  primeira “jardineira”, um espécie de ônibus da época.

Enquanto Teatro Municipal, apresentou peças famosas. Há relatos que o público assistia aos espetáculos noturnos, sob luzes de lampiões e num clima muito romântico.
Na foto, tirada possívelmente nos anos 30, pode-se ver na parte superior frontal da construção, leves traços do barroco mineiro também expresso nos arcos das janelas e da porta principal. Na esquina um poste de luz a querosene ou azeite.
  
Na década de 70, abrigou o Cine Teatro Danúbio.

Ao longo dos anos, sua arquitetura foi se perdendo e, já bastante descaracterizado, tornou-se um depósito de madeira.
Em 1996, foi utilizado como secretarias Municipal de Ação Social e Educação e  a Biblioteca Pública Municipal.
Em 1997 cedeu espaço ao Banco da Agricultura e Pronaf.
Antes da Vale com Valor, estava sendo ocupado pelo Banco do Livro do CPCD e, parte do prédio, servia como depósito de mercadorias.
O prédio pertence a um casal de bioquímicos da cidade.


Fonte: Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário