quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Vale do Jequitinhonha tem 5 candidatos a deputado estadual.

 Candidatos disputam mais de 650 mil votos da região que sempre elegeram os deputados paraquedistas e "copa do mundo".

Publicado em 30.01.2014, às 09:53 horas. Atualizado às 19:39 horas.

O Vale do Jequitinhonha lançará candidatos a deputado estadual nas eleições de outubro 2014. Esta é uma boa notícia para aqueles que acreditam que nossa região sempre precisou de representantes nas altas esferas do poder. 

O Vale do Jequitinhonha tem 650.654 eleitores (2010). Obteve 367.405 votos nominais apurados em deputados estaduais, nas eleições de 2010, que daria para eleger 3 representantes na Assembléia Legislativa de Minas Gerais - ALMG, sem precisar de outras regiões, já que o coeficiente eleitoral foi de 136.215 votos por legenda ou coligação para ocupar uma vaga. São contabilizados as microrregiões de Almenara, Araçuaí, Capelinha, Diamantina, Grão Mogol e Salinas.

Quem deitou e rolou foram mais de 50 deputados de outras regiões. Muitos destes deputados são paraquedistas ou padrão "copa do mundo", só aparecendo de 4 em 4 anos. Há algumas exceções daqueles que são de outras regiões, mas sempre estão presentes e têm compromissos com o povo do Vale. 

E os nossos candidatos? Do Vale do Jequitinhonha, apenas Luis Henrique Santiago (de Diamantina) e Délio Malheiros ( de Itamarandiba) se elegeram. Délio deixou o mandato parlamentar para assumir o cargo de vice-prefeito de Belo Horizonte, em 01.01.2013.

Nosso Vale sempre foi usado e abusado para preencher votação de candidatos de outras regiões que, assim, não tem compromisso primeiro conosco. Se sobrar tempo, dinheiro, emenda, interesse e boa vontade o eleito atende aos eleitores do Vale que o ajudaram a ocupar o cargo de representação.
Mas, raramente isso acontece.

Os candidatos a deputado estadual da região que se articulam para enfrentar as eleições de 2014 e representar a região como legítimos filhos do Vale,  são os seguintes:
Suplente de deputado estadual Dr. Jean Freire - PT (à direita, na foto), com o deputado federal Reginaldo Lopes(PT), na luta pela implantação de campus  UFVJM em outras cidades do Vale do Jequitinhonha. 

Dr. Jean Freire (PT) – médico, vereador de Itaobim por 3 mandatos, suplente de deputado estadual tendo obtido 24.752 votos, em 2010.
A votação expressiva obtida nas últimas eleições, coloca o Dr. Jean Freire como um forte candidato com grandes possibilidades de eleição, devido à continuidade de seu trabalho na região, não só como médico, mas participando de várias ações políticas, movimentos sociais  (campus da UFVJM, asfalto da BR 367, audiência públicas diversas),  e divulgação de projetos sociais de sua iniciativa como a Casa do Estudante, mutirão contra o câncer de pele, solidariedade às APAES, Cinema na comunidade, Incentivo à leitura, entre outros.
Dr. Jean Freire tem procurado ampliar suas bases eleitorais, atendendo a todo o Vale do Jequitinhonha, muito além do Médio Jequitinhonha onde concentra sua atuação, mas atuando também nas regiões do Alto e Baixo Jequitinhonha, além do Vale do Mucuri.
 Deputado estadual Luiz Henrique Santiago, do PSDB, de Diamantina, é candidato à reeleição.

Luis Henrique Santiago (PSDB) – cirurgião dentista, natural de Diamantina, no Alto Jequitinhonha, é deputado estadual, tendo herdado o espólio eleitoral da ex-deputada estadual Elbe Brandão, sua esposa.
Ele foi eleito com 77.740 votos, em 2010. Sua maior votação foi no norte de Minas com 39.298 votos. Em seguida, o Vale do Jequitinhonha/Mucuri deu-lhe 20.036 votos, tendo uma votação expressiva na sua cidade natal Diamantina com 5.700 votos; vindo depois Araçuaí com 3.189; Jordânia com 1.906; Rio Pardo de Minas com 1.814 votos; Turmalina com 1.746; Ponto dos Volantes com 1.718; Minas Novas com  1.216; Francisco Badaró com 1.208 votos e em outras mais.
Ele atuou junto ao Governo de Minas para a liberação de recursos para estes municípios e participou de projetos e campanhas na região. Integrou uma movimentação para formar uma bancada parlamentar do Vale do Jequitinhonha, na ALMG, que não foi adiante devido à falta de compromisso de outros deputados estaduais. Junto com o deputado estadual André Quintão, do PT, fez visitas às áreas mais críticas da seca e propôs ações para combater seus efeitos. Esteve presente na região, em vários momentos políticos como Audiências Públicas sobre a seca, asfalto da BR 367 e estadualização da FEVALE – Fundação Universitária do Vale do Jequitinhonha, de Diamantina.
É candidato à reeleição.


Roberto Botelho (PSDB) tem esperanças de eleição como candidato a deputado estadual, representando o Baixo Jequitinhonha

Roberto Botelho (PSDB) – cirurgião dentista, prefeito da cidade de Jequitinhonha por 3 vezes, tendo feito seu sucessor, Roberto Botelho tem sua base eleitoral principal no Baixo Jequitinhonha de onde quer sair com uma votação massiva. Já ocupou a diretoria da AMBAJ – Associação dos Municípios do Baixo Jequitinhonha por várias vezes. Sempre foi de confiança do grupo político de Aécio Neves.
Disputará os cerca de 132 mil votos da microrregião do Baixo Jequitinhonha, com cerca de 75 mil apurados, com seus colegas de grupo político como os forasteiros  Gustavo Correa, Mauri Torres, Neilando Pimenta e Carlos Pimenta. Terá que obter mais da metade dos votos da microrregião para complementar em outras.
Apresenta-se como candidato pelas suas gestões na Prefeitura Municipal de Jequitinhonha, realizando eventos regionais, se articulando com prefeitos, vices e vereadores.  

José Pedro (PT) – natural de Minas Novas, no Alto Jequitinhonha, assessor parlamentar do deputado federal Miguel Correa Júnior. José Pedro Cordeiro tem feito articulações nos municípios do Alto Jequitinhonha, atuando com ações de liberação de recursos federais de emenda parlamentar; de estruturação de cursos do PRONATEC, com vagas oferecidas pelo Colégio Técnico da UFMG; com acompanhamento das elaborações de Planos Municipais de Saneamento Básico, com gestões junto à FUNASA.
Ele acredita que terá uma boa base eleitoral também na Grande BH, onde o deputado federal e presidente do PT de Belo  Horizonte, Miguel Correa Júnior, é bem votado, a quem assessora como interlocutor de representações institucionais.  



Na foto acima, Edicleusa está ao lado dos prefeitos de Rubim e Rio do Prado, Evandro Botelho e Vima, respectivamente.

 Edicleusa Veloso (PR) - natural de Almenara, no Baixo Jequitinhonha, no nordese de Mias, concorrerá a uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

É formada pela UFMG em Engenharia Civil, Pós-graduada e Mestre em Saneamento,
Atualmente, é diretora da SEDRU-MG - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano, sendo coordenadora do Programa de Saneamento do Estado .
Os vereadores Léo Rocha e Vanda Miranda, de Almenara, entre outras lideranças locais manifestaram apoio a Edicleusa.


Dois outros candidatos podem surgir em Diamantina: Ragosino Araújo (PRB) e Padre Gê (PMDB). Ragosino, dono de rádio local, promete sair candidato a deputado estadual de novo. Com a entrada do Padre Gê , ex-prefeito do município, de 2009-2012, pode desistir para apoiá-lo.

José Prates é candidato a deputado federal
 José Prates, ex-prefeito de Salinas, é nome cogitado para se candidatar a deputado federal

José Prates (PHS) - natural de Salinas, é arquiteto pela UnB - Universidade de Brasília, tendo concluído o curso, após exílio forçado pela ditadura militar, tendo morado na Argélia.


Sua candidatura a deputado federal é possível, mas não foi ainda anunciada. Ex-prefeito de Salinas, José Prates governou o município por 8 anos, de 2005-2011. A cidade voltou a ser destaque econômico na região, com grande crescimento do seu PIB  - Produto Interno Bruto. Porém, encolheu-se politicamente com a retirada do campo representativo dos deputados estaduais Péricles dos Anjos (PSDB) e de Geraldo Santana (PMDB).

José Prates quer uma cadeira na Câmara dos Deputados para preencher um vazio existente na representação legislativa das regiões do norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.

Em um outro post a ser publicado será abordado as candidaturas a deputado federal. Já confirmados os pré-candidatos Patrus Ananias (PT), de Bocaiúva; Tadeu Martins (PPL), de Itaobim; e Zé Prates (PHS), acima, de Salinas.

Um comentário:

Téo Garrocho disse...

O Vale do Jequitinhonha tem história. Quem nunca teve história de verdade são aqueles que ali vão de quatro em quatro anos engravatados pedindo votos. Acorda povo! Uma verdade histórica!!!

Postar um comentário