segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Sonho de padre holandês se transforma em ruínas em Lelivéldia, distrito de Berilo

Criado em meados da década de 1960, pelo padre holandês Wilhelmus Johannes Oud- o padre Willi- o Patronato amarga hoje o esquecimento e a depredação, após a morte do religioso, há sete anos.

Foto: Gazeta de AraçuaiSonho de padre holandês se transforma em ruínas em Lelivéldia, distrito de Berilo
O prédio principal, de dois andares, construído há pelo menos 12 anos, é hoje alvo de cinco ações trabalhistas de ex-funcionários do Patronato
 Uma das mais polêmicas obras sociais do Médio Vale do Jequitinhonha, está abandonada e invadida  pelo mato , em Lelivéldia, distrito de Berilo, no Vale do Jequitinhonha (MG), a 600 km de Belo Horizonte.

Criado em meados da década de 1960,  pelo padre holandês Wilhelmus Johannes Oud-  o padre Willi-  o Patronato amarga hoje o esquecimento e a depredação, após a morte do religioso, há sete anos.

O prédio principal, de dois andares, construído há pelo menos 12 anos, esta inacabado. Ele   é  alvo de cinco ações trabalhistas de ex-funcionários do Patronato,  o que inviabiliza qualquer projeto que possa resgatar a obra, enquanto não finalizar o julgamento das  ações .
  
Ele fica a menos de 100 metros de uma escola estadual  que atende alunos do 1º ao 9º ano.  Inacabado e imponente, ele nada lembra os tempos em que o padre Willi sonhava  em transformá-lo no maior educandário do lugar.
  
 São 30 salas espalhadas pelos dois pavimentos. A maioria está apenas no reboco, sem portas , janelas ou pintura . Há muita infiltração e paredes trincadas. O telhado está bastante danificado.  A sujeira toma conta de toda a área. No andar de baixo há muitas carteiras quebradas, livros velhos e muita quinquilharia.

No ano passado, foi homologado um acordo que incluía doações de terras do Patronato para os autores das ações, porém, o acordo não foi cumprido.

“Não sabemos ainda o que fazer com o patrimônio. Sonhos até que temos, como por exemplo, criar uma Escola Família Agrícola (EFA) e  ainda aproveitar o espaço para instalação de cursos profissionalizantes” diz  José Nelson Caldeira, presidente da Associação do Patronato Agrícola Industrial de Lelivéldia.

“Quando tudo estiver resolvido, vamos buscar apoio para resgatar os objetivos do Patronato”, garante José Nelson que viveu 20 dos seus 44 anos, no educandário.

“É triste ver aquilo tudo abandonado. Estudei ali e tudo que tenho devo ao Patronato, onde recebi todo apoio. Naquela época, tudo era difícil na região. O padre formou cidadãos. As crianças estudavam latim, francês e inglês. Na minha época eram 180 alunos”, lembra José Nelson.

Abandono

Além do prédio principal, existem na área dois outros prédios, distantes pelo menos 1 km um do outro.  Em um deles, o padre Willi queria transformar em hospital e o outro, funcionou como alojamento feminino. São dois galpões compridos e cobertos com telhas de amianto e pequenas janelas.

O Patronato, que fica a 6 km de Lelivéldia,  era uma mistura de escola e orfanato e ocupa uma  área, com cerca de 2 mil hectares. O lugar era o sonho do religioso que chegou ao Brasil, fugindo dos horrores de Adolf Hitler e da Segunda Guerra Mundial.

O nome de Lelivéldia (Vale dos Lírios, como ele costumava  dizer), é uma referência ao seu próprio nome.

Quem era o padre Willi
  
Padre Willi, era um homem  despojado,  e dedicado aos pobres do Vale do Jequitinhonha, onde passou boa parte de sua vida, e onde educou  bem mais de 400 crianças .

Hoje ,  já todas adultas, algumas com cursos universitários, estão empregadas  e casadas.

Elas  o chamavam de “pai Padre Willi”. Muitos são  residentes em Lelivéldia, que  cresceu pela venda “simbólica” de lotes que ele mesmo fazia a seus “filhos espirituais”, quando estes iam ficando adultos.

 Toda a área, que acabou se tornando distrito de Berilo, o  religioso foi adquirindo aos poucos, conforme ia conseguindo dinheiro de doações.

Primeiro para uso e manutenção de sua obra social “o Patronato” e também para preservação ambiental, uma vez que, como ele alertava, quase toda a região da Chapada de Acauã, onde se localiza o lugar,  corria risco de deterioração de seu ecossistema, por causa das grandes plantações de eucalipto que  devastaram  e destruíram  toda a característica do cerrado da Chapada, por  conta dos  interesses capitalistas de grandes empresas de reflorestamento.

“ Padre Willi era um grande idealista e apaixonado pelos pobres e pequeninos, e recebia das mães em desespero, todas as crianças que se encontravam em situação de miséria e risco de morte por desnutrição,o que não faltava na região considerada das mais miseráveis do Brasil.

Ele as acolhia no Patronato, onde lhes dava abrigo,embora em condições precárias, até o ponto de sua obra social ser fechada pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente,  - diante de denúncias feitas devido a   falta de condições mínimas para funcionamento – muito embora as mais de 400 crianças por ele educadas e crescidas nesse local tenham “sobrevivido” e se tornado bons cidadãos, todos muito educados, bem formados e instruídos,dando-lhes também formação acadêmica, ética, moral e religiosa.”, lembra o Monsenhor Lídio de Miranda Murta, amigo do padre Willi.
 .
“Era um homem de Deus, uma alma pura, um coração de criança, numa mente genial, mas meio utópica, irrealista e adoidada, porém um verdadeiro santo, ” acrescentou Monsenhor Lídio.

“Ele era assim,  incapaz de ver alguém sofrendo e não fazer nada por ela”, acrescentou o Monsenhor, hoje residente em Joaima..

 “O Padre da Cara Feia”, como ele se intitulava, foi sepultado em uma cripta ao lado da igreja que ele construiu na principal praça de Lelivéldia.

Foi um pioneiro e um baluarte pelo desenvolvimento de toda a região do Médio Jequitinhonha.

Participou da fundação de várias comunidades, hoje já emancipadas, como Angelândia, antes pertencente ao município de Capelinha, Veredinha, que fazia parte do município de Turmalina, José Gonçalves de Minas, antes denominado de Cangorras e que integrava o município de Berilo, assim como Jenipapo de Minas, nas margens do Setúbal, que fazia parte do município de Francisco Badaró, sem se falar nas diversas povoações como Ijicatu, Leme do Prado, Santa Rita e Cruzinha, localidades onde se fazia presente, como padre, mesmo contrariando as determinações da diocese que nenhum interesse demonstrava ter pela evangelização dos moradores desses lugares.

Fonte: Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário