domingo, 26 de janeiro de 2014

Rio Pardo de Minas: Mais de 900 pessoas recebem atendimento oftalmológico

Programa Ver Minas atende a pacientes acima de 50 anos 
com prevenção e cirurgia de catarata e outras doenças

Desde segunda-feira (20/01) iniciou o atendimento oftalmológico para pacientes acima de 50 anos do Município de Rio Pardo de Minas através do Programa “Ver Minas”, uma parceria do Poder Executivo Municipal com a Secretaria de Estado de Saúde. 

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Wesley Mesquita, o Município de Rio Pardo de Minas encaminhou cerca de 960 pacientes e até o dia 24/01 já tinha atendido cerca de 600 pacientes. Destes, 142 que necessitavam de cirurgia já realizaram e já estão aproveitando o prazer de ver melhor. 


O prefeito Jovelino Pinheiro Costa, em sua visita ao Programa ressaltou: “A catarata é considerada como a maior causa de cegueira curável do mundo. Atualmente, a doença está relacionada a cerca de 48% dos casos de perda de visão. Com essa iniciativa, o Programa busca diagnosticar e reduzir a prevalência de catarata e de outras doenças oculares na população que estão dentro da faixa etária priorizada pelo Programa”.


O Ver Minas oferece serviços como avaliação oftalmológica completa, exames de paquimetria (que mede a espessura da córnea), tonometria (que mede a pressão interna do globo ocular), fundo de olho, auto-refração (que detecta miopia, hipermetropia e astigmatismo), cirurgias de catarata, chalázio (nódulo ou endurecimento na pálpebra do olho), pterígio (membrana fibro-vascular que surge sobre a córnea, popularmente conhecida como carne no olho) e retina.

Realizado em duas carretas, uma equipada com consultório oftalmológico e sala para exames e outra com uma sala de cirurgia, o serviço conta com 11 médicos oftalmologistas, 01 médico anestesista, 01 Psicóloga, 02 Enfermeiras, 10 Técnicos de Enfermagem, 60 Técnicos Auxiliares, 01 Técnico em Tecnologia da Informação e 01 Técnico em Eletricidade.


Fonte: Secretaria de Estado da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário