quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Escola do Vale do Jequitinhonha mobiliza alunos para a temática ambiental

No último ano, 1.333 alunos dos ensinos fundamental e médio da Escola Estadual São Miguel participaram de atividades ligadas relacionadas ao meio ambiente


Os estudantes apresentaram trabalhos desenvolvidos em sala de aula
A preservação do meio ambiente foi o assunto em todas as disciplinas da Escola Estadual São Miguel, em Jequitinhonha, município localizado no Vale do Jequitinhonha, em todo o ano de 2013. 
Segundo informações disponibilizadas pela Secretaria de Estado de Educação, os 1.333 alunos dos ensinos fundamental e médio participaram de atividades e aprenderam conteúdos relacionados ao tema em todas as disciplinas, inclusive nas das áreas de empregabilidade do Reinventando o Ensino Médio: Tecnologia da Informação, Meio Ambiente e Recursos Naturais e Empreendedorismo e Gestão.
O principal objetivo do projeto ‘Meio Ambiente: Despertando uma Consciência Ecológica’ era contribuir para a construção de uma consciência cidadã de preservação e cuidado com o meio ambiente nos alunos. Para isso, diversas ações foram desenvolvidas, como análise da realidade ambiental na comunidade, identificação de problemas em relação ao lixo, palestras, pesquisas bibliográficas, vídeos e muito mais. Cada atividade foi inserida em uma ou mais disciplinas, se adequando aos conteúdos.
Nas aulas de Língua Portuguesa, por exemplo, os alunos produziram textos, peças teatrais cartazes e murais sobre a reciclagem e Meio Ambiente. Em Matemática, os estudantes fizeram análise de dados, baseados em pesquisas, entrevistas e materiais coletados, que resultaram em gráficos e tabelas. Nas aulas de Ciências ou Biologia, foram discutidos os problemas criados com aterros sanitários, contaminações e poluição das águas e os alunos conheceram os cuidados que se devem ter para evitar as doenças transmitidas pelo lixo mal-acondicionado.
As disciplinas do ‘Reinventando o Ensino Médio’ não ficaram de fora. Um dos trabalhos da turma de Tecnologia da Informação foi a divulgação do trabalho da escola no Facebook. Já os alunos de Empreendedorismo e Gestão analisaram, refletiram e relatara sobre as ações do poder público em relação à preservação da flora e fauna local. Os estudantes que cursam a área de empregabilidade Meio Ambiente e Recursos Naturais focaram na questão da coleta seletiva e da reciclagem.
Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário