sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

84 municípios mineiros recebem máquinas do Governo Federal nesta sexta-feira

Capelinha e Palmópolis recebem patrol do Ministério do Desenvolvimento Agrário

O Governo Federal fará a entrega, nesta sexta-feira, dia 24 de janeiro, para 84 municípios mineiros, de uma motoniveladora 0km do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A ação faz parte da 2ª fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e beneficiará cidades que possuam população inferior a 50 mil habitantes. A solenidade acontecerá em Juiz de Fora, na zona da Mata.
Entre os municípios que irão receber a motoniveladora  alguns são do nordeste de Minas: Vale do Jequitinhonha: Capelinha  e Palmópolis; Vale do Mucuri - Águas Formosas e Pavão.  A relação completa das cidades pode ser conferida aqui.
Já são mais de 1,2 mil máquinas destinadas a Minas Gerais e espera-se que até o fim deste semestre outras 1.372 sejam distribuídas, entre as quais retroescavadeiras, caminhões-pipa e caminhões-caçamba. Ao total, será um investimento de 744 milhões de Reais, que beneficiarão 2,5 milhões de pessoas que vivem no campo.
Com a doação das máquinas, as prefeituras poderão trabalhar na manutenção das estradas vicinais, facilitando a vida do homem do campo e o escoamento da produção agrícola, como da agricultura familiar. 
Segundo o MDA, dos 551 mil estabelecimentos agropecuários de Minas Gerais, mais de 437 mil são de agricultura familiar (79%). O setor emprega mais de 1,1 milhão de pessoas e responde por 32% do valor bruto da produção agropecuária mineira. Os agricultores familiares produzem boa parte dos alimentos do estado, como arroz (44%), mandioca (84%), milho (47%) e leite (45%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário