sábado, 10 de setembro de 2011

Governo de Minas assume compromisso de abastecimento de água em pequenas comunidades rurais

Governo de Minas assume compromisso de abastecimento de água em pequenas comunidades rurais
Caravana da Água mostrou drama de famílias do Vale e quebrou resistências

Deputados estaduais Luiz Henrique e André Quintão entrgaram documento da Caravana da àgua ao Secretário Bilac Pinto - Foto: Asscom / Sedru
O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), Bilac Pinto, recebeu, na Cidade Administrativa, a visita dos deputados André Quintão e Luiz Henrique, da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Durante a reunião, o secretário anunciou aos deputados que o governo de Minas, por meio da Sedru, vai assumir o abastecimento de água, nas comunidades de até 200 habitantes de todo o Estado. A ação faz parte do Projeto Estratégico Saneamento Básico.

O encontro teve o objetivo de entregar ao secretário o relatório da "Caravana do Jequitinhonha", realizada pela comissão em maio deste ano e que percorreu comunidades rurais com menos de 200 habitantes no Vale do Jequitinhonha. Na oportunidade, os deputados constataram que em algumas localidades a população não tinha água para a higiene, alimentação e consumo.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), Bilac Pinto, o Estado está empenhado em levar saneamento básico para todas as localidades de Minas Gerais e trabalha sem cessar para atender, em especial, as regiões que sofrem com a seca e que não possuem a concessão da Copasa e da Copanor. “Apresentamos aos deputados o que a secretaria tem feito em relação ao saneamento básico para as comunidades com menos de 200 habitantes e firmamos um compromisso em levar água para estas localidades que a Caravana visitou e que estão em situação de emergência”, disse.

Além do Projeto Estratégico Saneamento Básico, o governo de Minas desenvolve o Sistema Estadual de Informações sobre Saneamento (SEIS) que vai levantar todos os dados do saneamento básico no de Minas Gerais. O Sistema é pioneiro no Brasil e será ferramenta fundamental na implementação de futuras políticas de saneamento.

Os deputados da comissão também se comprometeram em direcionar os recursos das emendas para que a Sedru possa atender a necessidade das comunidades.

Para o presidente da comissão, deputado André Quintão (PT), o poder Legislativo e Executivo devem está unidos para solucionar o problema da seca da região do Jequitinhonha e do Norte de Minas. "Viemos cobrar providências e agilidade por parte do Poder Executivo. O anúncio do secretário é uma ótima notícia, mas temos que empenhar nossas forças para que na prática estas pessoas sejam atendidas", ponderou.

O deputado Luiz Henrique Santiago (PSDB) disse as soluções de problemas da região como o consumo de água passam por ações conjuntas dos governos muncipal, estadual e federal.

Também participaram da reunião o subsecretário de Relações Institucionais, Leonardo Portela, e o secretário Adjunto da Sedru, Alencar Viana.
FONTE: Asscom / Sedru

Nenhum comentário:

Postar um comentário