sábado, 4 de junho de 2011

Escolas Estaduais elegem Diretores neste domingo


Escolas Estaduais elegem Diretores, neste domingo, 05.06

Superintendências de Almenara, Araçuaí e Diamantina farão plantão para acompanhar eleições


As escolas estaduais de todo o Estado de Minas Gerais escolhem, neste domingo, 05.06, os seus novos diretores.


Professores, funcionários, alunos e pais de alunos participam da votação do processo de indicação de diretores e vices. A eleição acontece das 8h às 17h em 3.568 escolas de Minas Gerais.

A votação acontece por meio de cédulas e o voto é secreto. A expectativa é que os diretores sejam nomeados até o final de julho e comecem a exercer o cargo no princípio do mês de agosto.

Podem votar todos os servidores da instituição, pais ou responsáveis por alunos menores de 14 anos, estudantes com idade igual ou superior a 14 anos e todos os alunos do ensino médio. Nas instituições onde não existem chapas inscritas ou aprovadas, quem indica os candidatos é o colegiado.

Para assegurar o bom andamento do processo existem nas escolas as Comissões Organizadoras, que são compostas por três ou cinco membros do colegiado. O grupo é composto por alunos, pais, professores, especialistas da educação e demais funcionários das instituições de ensino. Um dos membros da comissão é eleito coordenador dos trabalhos. Entre as atribuições da comissão está a de planejar, organizar e coordenar o processo eleitoral.

No dia da votação, os votantes devem comparecer às escolas portando um documento de identidade. Nas escolas onde mais de uma chapa está inscrita vence a que tiver maioria simples dos votos. Já nas instituições de chapa única, para ser declarada vencedora, uma chapa deve obter mais de 50% dos votos. Votos brancos ou nulos também são contados como votados válidos. Se a chapa única não conseguir atingir a porcentagem mínima dos votos é realizada uma nova consulta à comunidade escolar. Outra consulta também ocorre se, nas escolas com mais de uma chapa, houver empate. Neste caso, uma nova votação acontece no dia 12 de junho.

Resultado
Nas escolas em que não houver empate, o candidato vencedor é conhecido no mesmo dia. Após o processo, as comissões enviam o resultado para a Superintendência Regional de Ensino (SRE), que encaminha à Secretaria de Estado de Educação (SEE). A Secretaria é a responsável por providenciar os atos de nomeação dos diretores e designação dos vice-diretores.

Plantão nas Superintendências
Para esclarecer dúvidas que possam surgir durante a votação todas as SREs farão plantão das 8h às 18h. Além disso, todas as escolas terão um representante de cada SRE. As comissões que tiverem dúvidas poderão ligar ou enviar e-mail para a Superintendência de sua jurisdição.


No Vale do Jequitinhonha, há 3 Superintendências: Almenara, Araçuaí e Diamantina.



Informações da Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário