Entrevista com profissionais do Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Almenara esclarece casos confirmados, mitos e aspectos envolvendo a questão da AIDS na localidade almenarense e adjacências.
Vanessa Mendes, enfermeira encarregada pelos registros e controle de AIDS em Almenara, assessorada por Agnaldo Gomes, também profissional de saúde, disse haver, literalmente, duas portas de entrada de fácil acesso a quem queira fazer exames visando detectar presença do vírus HIV.
Romércio Gobira, Secretaria de Saúde de Almenara
“Uma delas é a própria Secretaria de Saúde do município via coleta de sangue. Outra são os Testes Rápidos realizados no Hospital Deraldo Guimarães, efetivados por livre opção, solicitação médica, e compulsoriamente às gestantes.”
Conforme informações oficiais, Almenara procede em média 50 exames afins. Dezoito casos estão confirmados e em tratamento, compreendidos por drogados, prostitutas e jovens adultos. Entretanto, observaram os técnicos, “há casos ocultos e de pessoas que preservando o anonimato, tratam-se em outras localidades.”
Unânimes, acreditam que a AIDS em Almenara estabilizou ou diminuiu.
“Em 2007, ocorria um novo caso a cada 30 dias. Numa determinada família havia 10 pessoas infectadas! Nos três últimos anos, detectou-se apenas em três gestantes. Duas de Almenara, uma de Rubim.”
Referindo-se à prevenção por parte daqueles sexualmente ativos, Agnaldo considerou que “nem sempre a informação é transformada em conhecimento”, contrariando o devido uso de preservativos.
Salientou que a Organização Mundial de Saúde preconiza que para cada novo caso de AIDS, existem outros 10 ou 20! Perguntado se concordava com o assustador suposto número de 2 mil infectados em Almenara, ponderou: “suponho haver abaixo de 100. Talvez, um caso para cada mil habitantes”.
Informaram que a Secretaria Municipal de Saúde distribui preservativos via o PSF e promove campanhas de esclarecimento, prevenção e combate à AIDS.
Fonte: Diário do Jequi, de Almenara
Um comentário:
secretário á saúde nessa região ñ vale nada ñ sei oq esse secretário faz ai só ganha dinheiro para fazer abisulutamente nada ñ tem nem médico competente tive passando mal ñ tive meu direito de cidadão tive q volta para minha cidade são Paulo capital para fazer isames de sangue e ser atendido graça a deus ñ tive nada mais se tivesse lá nem atendimento teria
Postar um comentário