Em sua última edição, o evento contou com a participação de 23 municípios, 42 associações e tiveram suas vendas contabilizadas em torno de 246 mil reais, fora o valor das encomendas.
Foto: arquivo
Feira é realizada no Campus da UFMG, na Pampulha, em Belo Horizonte.
Há 17 anos, a Feira tem como principal objetivo incentivar a produção artesanal e o associativismo no Vale do Jequitinhonha, além da valorização da troca de experiências entre os artesãos, a comunidade local e a comunidade universitária. Para fortalecer esses vínculos, além da exposição, a programação contará com oficinas e apresentações culturais.
A 18.ª edição da Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha será parte da 69.ª Reunião Anual da SBPC, um evento nacional organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que pretende receber 10 mil pessoas por dia. Diante dessa oportunidade, espera-se um aumento na quantidade de visitantes, que poderão apreciar e adquirir peças de cerâmicas, cestaria, bordados, acessórios, roupas, tecelagens e pinturas.
Em sua última edição, o evento contou com a participação de 23 municípios, 42 associações e tiveram suas vendas contabilizadas em torno de 246 mil reais, fora o valor das encomendas. Neste ano, a Feira de Artesanato contará com a participação de 25 municípios, 47 associações e aproximadamente 100 expositores.
HOMENAGEADOS
Os homenageados desta edição serão a Mestra Adelícia Amorim, moradora de Almenara (MG) que, aos seus 82 anos, é referência no bordado da região, e o Mestre Paulo Oliveira, natural de Jequitinhonha, escultor de argila de 62 anos, criador de personagens e cenários tradicionais do Vale do Jequitinhonha.
Informações completas e programação:
Evento: 18.ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha
Data: 17 a 22 de julho de 2017, das 8 às 18h
Local: Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) - Campus Pampulha, UFMG.
Mais informações: feiradeartesanatojequitinhonha@gmail.com
Mestres homenageados:
Mestra Adelícia Amorim
Referência no bordado da região, Adelícia Amorim, moradora de Almenara (MG), faz da sua vida uma eterna colcha bordada de memórias, flores coloridas e arte. De um carisma encantador e de uma bondade exemplar, Mestra Adelícia vive sua vida no Vale do Jequitinhonha, aos seus 82 anos, de maneira pacata, tendo a pesca e o bordado como grandes prazeres da vida.
Desenhando flores, o ambiente ao redor e elementos do Vale do Jequitinhonha, Mestra Adelícia transforma sua casa em um verdadeiro jardim, um mundo totalmente seu, colorido e acolhedor, que é aberto a quem quiser conhecer e aprender mais desse ofício.
Mestre Paulo Oliveira
Paulo Oliveira Costa, nasceu em Guaranilândia, distrito de Jequitinhonha, em 30 de novembro de 1954. Mestre Paulo é um senhor de 62 anos cheio de saúde, que se orgulha em dizer que nunca ficou hospitalizado e nunca precisou tomar remédios. Ele trabalha com argila há 48 anos e a vê como seu remédio diário e sua fonte de saúde.
Retratando com fidelidade o cotidiano local e regional, com poucos recursos e mãos habilidosas, suas obras vão surgindo: pescadores, garimpeiros, caçadores, sapateiros, fazendeiros, vaqueiros, canoeiros. Assim vive Mestre Paulo, às margens do Rio Jequitinhonha.
Programação da 18.ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha
17/07 - Segunda-Feira
9h às 11h - Oficina de bordado com a Mestra Adelícia Amorim
11h30 - Abertura oficial da 18.ª Feira
Cerimônia de homenagem aos mestres (Praça de Serviços)
12h30 - Apresentação Musical: Meninas de Sinhá (Praça de Serviços)
14h às 17h - Continuação da Oficina de bordado com a Mestra Adelícia Amorim
19/07 - Quarta-Feira
8h às 11h - Oficina de Taboa com o artesão Gilson Alves
20/07 - Quinta- Feira
8h às 11h - Continuação da Oficina de Taboa com o artesão Gilson Alves
12h30 - Apresentação Musical: Pereira da Viola (Praça de Serviços)
17/07 a 23/07 - Segunda a Domingo
18h às 22h - Exibição de fotos na fachada do Espaço do Conhecimento/UFMG - “Saberes Plurais do Vale do Jequitinhonha”
Fonte: UFMG
Nenhum comentário:
Postar um comentário