quarta-feira, 23 de março de 2011

Araçuaí : moradores de Engenheiro Schnoor estão inconformados com esgoto estourado

Araçuaí : moradores de Engenheiro Schnoor estão inconformados com esgoto estourado
Os moradores do distrito de Engenheiro Schnoor, em Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, não sabem mais a quem recorrer para solucionar um problema que tem incomodado bastante a vida do lugarejo que é o constante entupimento da rede coletora de esgoto. Engenheiro Schnoor, localizado há 42 km da cidade de Araçuaí, é o maior distrito do município com uma população estimada em 800 habitantes.
Ali era rota do antigo trem de ferro que movimentava a comunidade. Atualmente os moradores enfrentam um problema que deveria não existir. O distrito foi contemplado com esgotamento sanitário. Entretanto, o que era para resolver um problema de saúde pública se transformou em outro problema. A rede vem constantemente entupindo, incomodando bastante seus usuários.
A aposentada Alda Graccho Vieira, de 83 anos, uma das primeiras professoras a lecionar na comunidade, vive em uma casa localizada na praça Caio de Matos Neiva. Ela é uma das mais prejudicadas. Bem na porta da sua residência, o esgoto começa a jorrar da rede coletora, trazendo muito mau cheiro e incomodo.
Com a chuva toda a rede fica comprometida. O material que deveria chegar até as fossas comunitárias que serviriam como tanques de decantação de resíduos orgânicos.

Segundo o presidente da Associação dos Moradores de Engenheiro Schnoor, a associação é responsável pela administração do sistema, entretanto a responsabilidade é da COPANOR.
A nossa equipe de reportagem conversou por telefone com Miguel Cantarino Júnior, supervisor do Núcleo Operacional de Salinas que afirmou que o problema será resolvido na segunda feira.
Fonte: TV ARAÇUAÍ, com o repórter André Sá

9 comentários:

Unknown disse...

Tem que mandar e-mail pro Proteste JÁ, do CQC.

Téo Garrocho disse...

Morei em Engenheiro Schnoor e trabalhei algum tempo na Escola Estadual José dos santos Neiva. Uma terra maravilhosa e de um povo bom e trabalhador. Já, naquela época, há quase uns 18 anos atrás, aquele distrito sempre foi abandonado pela administração pública. Conheço a dona Alda Neiva e muitos moradores de Schnoor. Penso que todos ali devem se organizar e fazer um protesto junto à prefeitura para agilizar problemas do distrito. A participação popular é importante na conquista dos direitos.

Willio Santos disse...

De fato é constrangedor lembrar do Schnoor sob esta ótica. A comunidade continua submetida aos pesares do esquecimento.

shirle bj disse...

por acaso abri o google e vi a minha querida professora Alda,que saudades meu Deus............

shirle bj disse...

nasci em schnoor tomei muito banho naquele rio.fiquei chocada, com esgoto poluindoaquela agua,que matou nossa sede.hoje e um rio morto.que pena.agora e na rua,isso e vergonhoso,por ser um lugarsinho tao pequeno.

Nonô disse...

Pessoal, alguem conhece Rosenda Alves Ferreira que morava por aí? Minha mãe perdeu o contato com ela. Minha mae se chama Maria Domingos, se alguem souber de algo, por favor enviar e-mail para nanaflor_sp21@hotmail.com
Obrigada.

Anônimo disse...

engenheiro schnoor , um lugar muito legal , eu estudei la meus 3 anos do ensino medio ,,gostei muito , principalmente das amizades que eu fiz la..

Unknown disse...

sou neto de gustavo pereira,e filho de generoso pereira,nasci ai em schnoor.tenho lembrancas de muitos nomes de pessoas que morava ai na epoca:caio(fazendeiro),joao de caio,aquino,jose vieira, juquinha chaves(comerciante),alda, aila,zelio(padrinho),antonio silva(morava proximo da estacao,jose abrantes(trabalhava na estacoa,antero serafim (cartorio)licinha (professora),otavio matias,gilao,americo(negociava porcos). nasci em 1956 e mudamos pro rio em 1970, muita saudade.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário