Quinze detentos do presídio de Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, participaram do curso de Artesanato de Fibras Flexíveis do SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), promovido em parceria com o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e a Associação dos Produtores Rurais de Itaobim.
O curso de 160 horas, dividido em quatro módulos, foi iniciativa do diretor-geral do presídio, Clayton Regis Cardoso. Ele acredita que o curso é mais que uma ferramenta de motivação. “É uma inovação do sistema prisional, muito importante no processo de ressocialização dos detentos”, destaca.
Produtos fabricados pelos detentos
P.R, ex-aluno do curso de horticultura do SENAR, em outro presídio, se mostrou muito interessado com o curso de artesanato. “Com esse conhecimento, estou pensando em criar um negocio quando sair daqui”, disse. Já P.D afirma que vai passar o que aprendeu aos filhos e aumentar a renda familiar.
O curso foi ministrado pela instrutora Guiomar Mendes Lourenço. “A turma estava bastante entusiasmada. Os alunos são atenciosos e interessados. É gratificante contribuir com o processo de ressocialização desses detentos”, ressalta. Guiomar acrescentou que a fartura da matéria-prima na região é um fator facilitador para a continuação do trabalho fora da prisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário