sábado, 5 de novembro de 2011

Diamantina: A culinária abraça o chorinho

Diamantina: A culinária abraça o chorinho
Fonte: Publicado no Jornal OTEMPO em 04/11/2011

Música e gastronomia já deram provas de parcerias muito bem-sucedidas, o que pode ser notado a partir da imensidade de canções nas quais pratos e guloseimas são embalados pelas melodias. O caminho contrário, por sua vez, também acontece, e é notável como a música pode invadir as cozinhas.

Desta vez, mais especificamente, ganha destaque o chorinho. Será na segunda edição do Diamantina Gourmet - Festival de Gastronomia e Cultura, sediado em Diamantina. O gênero - propalado por compositores como Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Joaquim Calado e Jacob do Bandoli, serve de inspiração para entradas, pratos principais, sobremesas e drinks.

Promovido pela Associação Diamantinense das Empresas Ligadas ao Turismo (ADELTUR), junto à prefeitura da cidade, o evento, que começa amanhã e segue até o dia 15, oferece ao público uma variedade de novas receitas.

Além de combinar os típicos ingredientes mineiros, tais como folha ora-pro-nobis, couve e broto de samambaia, os chefes acrescentam um pouco dos outros sabores celebrados nas canções dos compositores escolhidos.

"Dá para notar uma certa fusão da culinária de fora com a tradicional mineira a partir daí. Por exemplo, o Hotel Diamante homenageia Ernesto Nazareth. Ele gostava muito de tango, por isso o chorinho dele tinha uma proximidade com o ritmo argentino. Então, o prato Gemendo, Rindo e Pulando, desse estabelecimento, buscou referências na culinária argentina, sem abrir mão dos temperos mineiros, o que resultou numa composição criativa", diz Mariana Felício Pereira, presidente da Adeltur.

Ao todo, participam do festival dez casas, dentre restaurantes e delicatessens que trazem um menu de cafés.

SERVIÇO
O quê
. Diamantina Gourmet - Festival de Gastronomia e Cultura.
Quando. De amanhã a 15/11.
Onde. Diamantina-MG.
Quanto. Menu desgustação (entrada, prato, drink e sobremesa) de R$ 38 a R$ 45 por pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário