sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Apicultura e renda: Apicultores comercializam 15 toneladas de mel

Apicultura e renda: Apicultores comercializam 15 toneladas de mel
A Associação dos Apicultores (as) do Vale do Jequitinhonha - AAPIVAJE realizou no final do mês de outubro uma venda de 15.576 kg de mel. O valor vendido corresponde a R$55.598,54 e beneficiou 34 apicultores do Alto e Médio Jequitinhonha. O produto foi originado dos municípios de Jenipapo de Minas, Francisco Badaró, Turmalina, Capelinha, Minas Novas, Veredinha e Chapada do Norte.

Esta é a segunda venda que associação realiza em 2011. No mês de junho foram comercializados aproximadamente 8.000 Kg de mel, totalizando R$ 28.800,00. A associação conta hoje com apicultores de 16 municípios do Vale do Jequitinhonha, e desde o ano de 2002 quando foi fundada até o ano de 2010, a AAPIVAJE comercializou 347.746 toneladas para diversas regiões do país.


A partir da criação da AAPIVAJE, diversas ações foram realizadas objetivando fortalecer a atividade apícola na região. Desta forma foram consolidadas parceiras entre a associação e outras organizações como: Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Integração Nacional, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Fundação Banco do Brasil, Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa e Prefeitura Municipal de Turmalina.
Produção de Mel, em 2010
Angelândia - 848
Berilo - 10.212
Capelinha - 3.800
Chapada do Norte - 3,443
Francisco Badaró - 24.532
Jenipapo de Minas - 1.906
Minas Novas - 545
Turmalina - 12.466
Virgem da Lapa - 4.000


Um dos principais resultados destas parcerias foi a construção de casas de mel na região e também um entreposto para o beneficiamento de mel e cera de abelhas. Este entreposto está sediado no Município de Turmalina e terá como objetivo beneficiar e comercializar o mel da região do Vale do Jequitinhonha.

Estas parcerias continuam e atualmente o objetivo é realizar as adequações sanitárias para atender o Serviço de Inspeção Federal e a Vigilância Sanitária. Somente após a concretização destas adequações a AAPIVAJE poderá comercializar o mel fracionado em diferentes recipientes e quantidades para o consumidor final. A comercialização atual acontece a granel sendo destinada a outros entrepostos do país.

O CAV foi o idealizador desta associação, e vem contribuindo desde o processo de fundação da AAPIVAJE. Isto possibilitou acompanhamento técnico aos apicultores, capacitações, financiamentos, viagens de intercâmbio, entre outros. Hoje a associação possui suas instalações no próprio entreposto de mel, mas funcionou durante muitos anos na sede do escritório do CAV.
Por Fabiana Eugênio e Renato Alves - CAV / Turmalina

Nenhum comentário:

Postar um comentário