sábado, 26 de novembro de 2011

Capelinha: Mais de 7 mil enchem praça querendo educação superior

Capelinha: Multidão enche praça querendo educação superior
Mais de 7 mil pessoas gritaram por Universidade Federal, pública, gratuita e de qualidade
Eles vinham chegando aos blocos, grupos, portando faixas, sorrisos, esperanças. Eram os meninos e meninas do Vale, adolescentes, jovens, com seus olhos brilhantes no horizonte de uma vida digna, um sonho que se sonha junto.
Brotavam de todas as esquinas, dos ônibus escolares, das caravanas de Angelândia, Aricanduva, Água Boa, Santa Maria do Suaçuí, da zona rural, de todas as escolas, de tantas cidades vizinhas. Muitas cidades não puderam enviar caravanas devido à chuva teimosa que caía na região e mandaram justificar, registrando que torcia e se juntava à luta do povo presente.

Mas vieram representantes: prefeitos, vereadores, lideranças, cidadãos e cidadãs.
Trabalhadores, empresários, professores, comunicadores, servidores públicos, vereadores, prefeitos, deputados, profissionais liberais recheavam aquela multidão.

Em toda a microrregião são cerca de 300 mil habitantes e 45 mil jovens de 18 a 24 anos querendo uma Escola Federal que ofereça educação superior pública, gratuita e de qualidade.

Uma bandeira de luta de todo o Vale do Jequitinhonha unia pessoas de todos os partidos, todas as igrejas, segmentos sociais e econômicos mais diversos. Estava sendo marcado neste 25.11.2011: é o Dia E, Dia da Educação.

Uma bandeira de luta unificadora, de paz, de diálogo, de sonho que se sonha junto. Há tanta gente que vem participando desta caminhada que difícil apontar destaques. São mais de 23 mil apoios no abaixo-assinado e uma diversidade de colaborações.

No palanque armado na Praça do Povo, do centro de Capelinha, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas, o radialista Cleuber Luiz anunciava apoios de 12 cidades à implantação de um campus da UFJM em Capelinha.

De repente, uma multidão. Mais de 7 mil pessoas, segundo cálculos da Polícia Militar.
Cadê os deputados e as pessoas do Movimento A Universidade é nossa? Não vai falar não? Havia uma impaciência pelo atraso do avião que demorou a aterrisar no moderno aeroporto regional de Capelinha.

Muitos foram embora, impacientes com a demora do início das falas. Mas, muitos ficaram e se agitaram com os cantos de animação de um Cônego.
O prefeito Pedro Vieira falou da felicidade de ver tanta gente junto lutando por uma coisa só, a educação que o povo do Vale merece. E garantiu a contrapartida e parceira do município para tão importante projeto.

Álbano Silveira Machado, do Movimento A UFVJM é nossa!, de Berilo, falou do compromisso do documento de criação da Nossa Universidade em ser multicampi com instalações de campus nas cidades de Capelinha, Araçuaí/Itaobim e Almenara. Registrou que a Usina de Biodiesel da Petrobrás havia sido anunciada pelo Presidente Lula e políticos do norte de Minas a levaram para Montes Claros. A Estrada Real levou nossas riquezas para fora, há 300 anos. Não podíamos perder a nossa estrada do conhecimento, a Nossa Universidade.
Um grupo de estudantes começou a gritar acompanhado por uma multidão: Arrá, urru!
A Federal é Nossa!

Maria do Rosário Sampaio, pesquisadora da FUNDACENTRO, do Ministério do Trabalho, de Capelinha, também cobrou compromissos de representantes políticos votados na região com a implantação de 3 campi em cidades do Vale. Criticou a implantação de 2 campi nas cidades de Janaúba e Unaí, vinculados à UFVJM. E perguntou onde estavam os representantes políticos votados na região que não evitaram tal desvio de missão.

O Presidente do PT de Minas, o deputado federal Reginaldo Lopes, afirmou que o Governo Federal, nos últimos 9 anos, construiu a mais extensa rede de universidades públicas federais do país e também de escolas técnicas. Esclareceu que não permitir que dois campi fossem implantados em Unaí e Janaúba seria um preconceito contra as pessoas que moram naquelas cidades e regiões.

Garantiu que, do mesmo jeito, a UFVJM instalaria 3 campi nas cidades do Vale do Jequitinhonha, sendo um na cidade de Capelinha. A multidão explodiu e começou a dançar e pular. O outro poderia ser na cidade de Araçuaí ou Itaobim, no Médio Jequitinhonha. O terceiro campus seria no Baixo Jequitinhonha na cidade de Almenara, pois esta oferecia as melhores condições para tal projeto.

Disse que Capelinha oferecia todas as condições para a instalação de um campus e que a microrregião poderia se desenvolver, inclusive implantando um pólo de tecnologia de ponta, pois a Universidade deveria se preocupar com pesquisa para descobrir tecnologias que possibilitem o desenvolvimento humano e enfrentar os mais diversos problemas porque passam as pessoas.

O suplente de deputado estadual Jean Freire, vereador e médico de Itaobim, discorreu sobre a luta histórica do povo do Vale para estruturar a implantar a sua Universidade. Lembrou que vem , há muitos anos, lutando pela educação superior, na região. Propôs ao CONSU – Conselho Universitário da UFVJM, no dia 7 de outubro, que aprovou sua proposição de instalação de 3 campi: no Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha.

Cobrou dos deputados federais Reginaldo Lopes e Miguel Correa, ambos do PT, que firmassem compromisso de atender aos anseios do povo do Vale: não mudar o nome da Nossa Universidade que já é um orgulho do povo do Vale e lutar junto ao governo federal para inserção no PPA 2012-2015 de instalação de 3 campi na região.
Por último, Nicinha, presidente do PT de Capelinha, falou da emoção de estar ali em um momento inesquecível para Capelinha e região.

O deputado federal Reginaldo Lopes informou que, naquele momento, falou com o Secretário de Ensino Superior/MEC, Luiz Cláudio Costa, e com o Reitor Pedro Ângelo, para que atendessem as reivindicações propostas pelo povo do Vale.
No final, todos se abraçaram em confraternização de representantes dos movimentos sociais, estudantes, cidadãos e agentes políticos, se comprometendo a continuar a luta pela construção de pólos universitários na região.

O evento teve o apoio da Prefeitura e Câmara Municipal de Capelinha, sindicatos, todos os partidos políticos, comerciantes, escolas, profissionais liberais, rádios, jornais, revistas, blogs e sites da cidade e região.

Nunca mais a educação do Vale será a mesma. Um povo que vem dando lição em doutores e mestres. “Mestre não é quem sempre ensina, mas aquele que de repente, aprende”.
Muitos já disseram em diversas reuniões, encontros, seminários e manifestações de rua: não queremos cestas básicas, medidas paliativas pela falta d água e estudos constatando as nossas precárias condições de vida.
Não queremos ser estudados, queremos estudar.

Um comentário:

Dj Veneno disse...

PESSOAL,ISSO É MUITO IMPORTANTE:
Dia Histórico para a Cidade de Capelinha. 25/11/2011.
Guardem bem essa data, e lembrem-se bem das Pessoas que vieram aqui e estão "Brigando" por nossa causa!
Quero aqui agradecer a todos da cidade e região que têem apoiado e lutado por essa idéia! E Agradecer muito aos Srs. Deputados Federais que sairam de Brasília pra virem até aqui ver e Apoiar o nosso Movimento! E guardem bem o nome deles:
REGINALDO LOPES
MIGUEL CORREA
E ainda com o apoio da deputada Jô Moraes!
Agora, esses próximos aqui vcs já ouviram falar muito, mas só de 4 em 4 anos, quando precisam do nosso voto,e hoje que era o dia que mais precisávamos deles, onde estavam?
Segue a relação dos Deputados pra vcs olharem e refletirem bem na hora que alguem vier pedir votos para alguns desses,e as respectivas votações que cada um receberam na nossa região:
PAULO ABI-ACKEL 3.987
CARLAILE PEDROSA 4854
FABINHO RAMALHO 2207
TONINHO PINHEIRO 5855
Olha a diferença desses 2 aqui, que são os que estão nos ajudando!
REGINALDO LOPES PT 752
MIGUEL CORREA PT 913
Sem contar os Estaduais que tambem só recebem votos aqui e somem!
REFLITAM...
Dj V3n3n0

Postar um comentário