sábado, 19 de novembro de 2011

MEC ameaça cortar vagas de 85 faculdades mineiras

MEC ameaça cortar vagas de 85 faculdades mineiras
Maioria atua no norte de Minas, Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Avaliação da graduação revela um retrato de extremos: estado tem o maior número de instituições entre as 10 primeiras federais do Brasil, mas abriga também a maior quantidade de piores cursos. MEC ameaça cancelar 50 mil vagas em 683 escolas mal avaliadas, 85 delas de minas
Glória Tupinambás - Junia Oliveira - jornal Estado de Minas
Imagine um estado com a maior concentração de universidades de excelência do país, berço do melhor curso superior brasileiro e com sete instituições de nota máxima nas avaliações oficiais de desempenho. Pois ele existe e se chama Minas Gerais. Agora, pense no outro extremo: um estado com o maior número de graduações entre as 10 piores da nação e que reúne 12% dos cursos reprovados pelo Ministério da Educação (MEC). Esse lugar também existe, e atende pelo mesmo nome.

Os retratos opostos da educação superior aparecem no resultado do Índice Geral de Cursos (IGC), principal termômetro para medir a qualidade do ensino, divulgado ontem pelo governo federal, que ameaça cortar nada menos que 50 mil vagas de escolas com mau desempenho, entre elas 85 mineiras.
Segundo a avaliação, feita em 2.176 instituições de ensino superior públicas e privadas do país, 31,3%, o que corresponde a 683 escolas, estão abaixo da média do IGC, com notas 1 e 2 em uma escala que vai até 5. Diante desse cenário, o MEC ameaça reduzir o número de matrículas nessas universidades, faculdades e centros universitários que não cumpriram os requisitos do ministério, em aspectos como o perfil do corpo docente, a infraestrutura e o projeto pedagógico. O corte de vagas, que começa a valer no ano que vem, será aplicado aos cursos das áreas de saúde, ciências contábeis e administração, que foram avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2010.

Nos cursos com pior avaliação (nota 1), o corte atingiria 65% das vagas oferecidas em 2010 e, nos demais (nota 2), o corte seria de 20%.

Nesse último critério se encaixam as 85 escolas com pior avaliação em Minas (veja lista). Além da ter as vagas suspensas, em caso de punição a instituição precisa assinar com o MEC um termo de saneamento das deficiências, com prazo de um ano. A medida ainda é passível de recurso e não significa o fechamento das portas. Prova disso é que, de todos os cursos de medicina que, com notas baixas, entraram em processo de supervisão nos últimos anos, 95% atingiram patamar mínimo de funcionamento e se livraram da punição extrema.

“Queremos continuar promovendo a expansão, a interiorização, a educação a distância e os cursos superiores de tecnologia. Contudo, vamos fazer isso com o rigor que o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior exige”, afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad.


Nas 2.176 instituições avaliadas, o MEC supervisionou a qualidade de 4.143 cursos de graduação. As três áreas do conhecimento com maior número de cursos avaliados em 2010 foram enfermagem, com 728 graduações, fisioterapia (477) e farmácia (389). As áreas com menor número de cursos avaliados são as tecnológicas: tecnologia em agroindústria teve 18 cursos avaliados, tecnologia em gestão hospitalar, 45, e tecnologia em radiologia, 49.

Sete centros universitários e uma universidade com avaliação insatisfatória no IGC de anos anteriores perderam, ontem, a autonomia. Segundo o MEC, eles estão proibidos de abrir cursos ou vagas sem autorização do ministério. Os processos anteriores de supervisão do MEC tinham se concentrado nos cursos de medicina, pedagogia e direito. Ao todo, mais de 34 mil vagas foram cortadas nessas áreas desde 2006.

Nota vermelha
Confira as instituições mineiras que obtiveram nota 2 (insatisfatória) no Índice Geral de Cursos (IGC) com atuação no norte de Minas, Vales do Jequitinhonha e Mucuri

FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS – FINOM Paracatu

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE CURVELO

FACULDADE DE DIREITO E CIÊNCIAS SOCIAIS DO LESTE DE MINAS – FADILESTE – Governador Valadares

FACULDADE PROMOVE DE MINAS GERAIS

FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MONTES CLAROS

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO MONTES CLAROS

FACULDADE VERDE NORTE

FACULDADE DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO HUMANO SANTO AGOSTINHO

FACULDADE DE SAÚDE IBITURUNA – Montes Claros

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO IBITURUNA – Montes Claros

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR INTEGRADO-IESI

FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS – FUNORTE

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE AIMORÉS

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE VÁRZEA DA PALMA

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE MONTES CLAROS

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE TEÓFILO OTONI

Fonte: Diário Oficial da União/MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário