Almenara: Cidade do Baixo Jequitinhonha luta contra a dengue
O final do mês de outubro e início do mês de novembro foi marcado pelo período de chuva, na região nordeste de Minas, aumentando também a preocupação da população em não deixar água parada para que o mosquito da dengue não se prolifere.
Em Almenara, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, Faculdade Alfa, Polícia Militar do Meio Ambiente e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), realizou no dia 11 de novembro, um pit-stop educativo na Avenida Olindo de Miranda e no Mercado Central.
O objetivo foi chamar a atenção da população para a necessidade de se intensificar as ações de combate à dengue, já que o clima quente típico da região e o período de chuvas são fortes aliados do mosquito Aedes Aegypti.
"Nos últimos sete dias têm chovido diariamente em Almenara, podendo acumular água parada, situação propícia para que o mosquito se desenvolva”, disse preocupado o Sargento Nogueira, da Polícia Militar do Meio Ambiente.
O multiplicador de ações no combate à dengue da Copasa, Adelino Fazendeiro, acredita que se as pessoas se sensibilizarem e começarem a fazer a sua parte, o município de Almenara ficaria livre da dengue. De forma semelhante pensa o coordenador de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Almenara, Agnaldo Gomes, que afirmou ser importante a parceria de várias instituições para que as ações de combate à dengue tenham mais força. "A dengue não se consegue combater sozinho. Assim, é fundamental a parceria para a conscientização da população”, defendeu.
Texto e foto de Allan Campos, da Diretoria Regional de Saúde de Pedra Azul
Nenhum comentário:
Postar um comentário