segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Capelinha se une toda na luta por um campus universitário

Capelinha se une toda na luta por um campus universitário
União histórica: oposição, situação, todas as igrejas, movimentos sociais, pessoas de todas as idades movimentam-se, reúnem-se, trocam idéias em torno de uma causa única


Reunião no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Capelinha
O município de Capelinha, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas, vive um momento histórico. A luta pela instalação de um campus universitário da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri virou bandeira única de todo mundo da cidade. Não há ninguém contrário ao projeto. Pelo contrário, a cada momento chega mais um querendo saber o que pode ser feito. Não pergunta se o movimento é de um grupo político ou de outro, se tem apoio de uma igreja ou outra, o que que cada um vai ganhar com isso.

Este movimento teve início em agosto deste quando as redes sociais (blogs, sites, facebook, email, twiter) começaram a circular mensagens de nascimento de um Movimento por campus da UFVJM em cidades-polo do Vale do Jequitinhonha.
Muitos estudantes e professores de Capelinha entraram de cabeça no Movimento e denunciaram a Reitoria da UFVJM que criava campus em Janaúba e Unaí, desprezando Capelinha, Araçuaí e Almenara.
No dia 7 de outubro, uma comitiva de Capelinha marcou presença na cidade de Diamantina, em reunião do CONSU - Conselho Universitário da UFVJM para gritar e demonstrar o interesse da população em ter educação superior mais perto de sua casa.
Maria do Rosário Sampaio, pesquisadora da F UNDACENTRO/MTE, em intervenção no CONSU, na UFVJM, em Diamantina
Uma semana depois, cerca de 40 pessoas se reuniram no Sindicato dos Trabalhadores Rurais para traçar a articulação na cidade.
Hoje, há uma Coordenação Geral e quatro comissões de trabalho com mais de 70 pessoas envolvidas diretamente nas atividades.
Sem sigla partidária e a participação efetiva da população, representantes da sociedade Civil, Prefeitura, Vereadores, representantes de todos os partidos políticos, meios de comunicação, igrejas e muitos outros segmentos estão trabalhando em conjunto.

Segundo a Primeira-dama Conceição Vieira, o foco neste momento é a universidade. “A causa é nobre, vamos lutar até o sangue pelo polo” relatou. Para o sindicalista e membro do Diretório do Partido dos Trabalhadores(PT), Terezino, Capelinha vive um momento histórico, diferente. "Em 65 anos de vida, nunca vi isto em Capelinha. Pessoas que nem conversavam, eram inimigos mortais, estão sentando à mesma mesa, se unindo em torno deste projeto".
Maria do Rosário Sampaio, a Zara, uma das principais líderes do Movimento regional trabalha de noite e de dia, orientando, articulando para que a UFVJM crie campus em cidades-polo, inclusive em Capelinha. Ela também se impressiona com a união do povo da sua cidade em uma causa tão nobre. E brigou com alguns oportunistas que queriam se aproveitar do Movimento. E afirma, com grande autoridade: "Esta é uma causa coletiva, que ninguém ouse se apropriar do que os movimentos sociais criaram".
Valdir do Táxi, vereador, participa das reuniões da Comissão e também afirma a necessidade de união de todo o grupo coordenador.
Apoio de municípios cresce
Vários muncípios da microrregião de Capelinha, composta por 21 localidades, já manifestaram apoio. Até o momento, Setubinha, Berilo, Veredinha, Aricanduva, Água Boa e Angelândia já entregaram o manifesto de apoio para a candidatura de sede de campus em Capelinha.
No próximo dia 16, a Prefeitura e a Câmara de Santa Maria do Suaçui devem entregar também o manifesto de apoio para a Cidade. A Prefeitura e Câmara de Chapada do Norte já se manifestaram favoráveis e entregarão documento na próxima semana.

Quem também já abraçou a causa, foi a Empresa Aperam (antiga Acesita Energética) que em um documento manifestou interesse de fazer parceria disponibilizando 20 hectares de terreno próximo à torre e do campo do Independente. Microrregião de Capelinha tem 21 municípios com cerca de 305 mil habitantes
Além da parceria a empresa também comprometeu usar sua força empresarial junto ao Governo Federal e ao Governo de Minas na luta por um Campus na cidade.
Deputados apoiam a causa
Na tarde deste último sábado, 12.11, reunidos em Araçuai, o Deputado Federal e líder da bancada do PT Reginaldo Lopes, se reuniu com uma comitiva de Capelinha para ouvir e garantir seu apoio na cidade.
Além dele, os deputados estaduais Gustavo Correa(DEM) e Neilando Pimenta(PHS) e os Federais Paulo Abi-Ackel(PSDB), Toninho Pinheiro(PHS), Miguel Correa(PT) e o Deputado Federal Licenciado Bilac Pinto(PR) se comprometeram em lutar por Capelinha.
A Comissão espera a confirmação de apoio outros deputados votados Capelinha e região como Carlile Pedrosa, Rodrigo de Castro, Gilmar Machado, Fabinho Ramalho, Ademir Camilo e Jô Morais.
O suplente de deputado estadual pelo PT, o médico Jean Freire, de Itaobim, tem se envolvido na articulação com Brasília, para que seja criado o campus em Capelinha. Inclusive, foi o Dr. Jean que propôs ao CONSU da UFVJM que aprovasse a criação de 3 campi no Alto , Médio e Vale do Jequitinhonha, com a afirmação de apoio a Capelinha.

Dia 25.11, Dia da Educação - Grande Manifestação Pública
A Praça do Povo será literalmente do povo, no dia 25.11, sexta-feira, a partir das 9:00 horas da manhã. Capelinha deve reunir cerca de 10 mil pessoas para uma grande manifestação pública com a presença de estudantes, professores, comerciantes, empresários, trabalhadores rurais, fazendeiros, Prefeitos, Vereadores, de deputados Federais e Estaduais, dos movimentos sociais da região para afirmar, em um grande ato político, que os 21 municípios da microrregião de Capelinha, desejam um campus da UFVJM. Vista parcial da cidade de Capelinha, no Alto Jequitinhonha
Milhares de apoio no Abaixo Assinado
Milhares de assinaturas já foram recolhidas e mais ainda serão necessárias. Toda a cidade se movimenta com o apoio popular. Um grande mutirão está sendo organizado para visitar as cidades vizinhas, pedindo o apoio do povo.
Para quem não reside na cidade, poderá assinar a Petição Pública, que se encontra na internet através do link www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N15627 .
Com a contribuição do jovem Hélio Silva, do Blog A Cidade, de Capelinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário