segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Exposição fotográfica do Jequitinhonha, na Assembléia Legislativa

Três cliques, três histórias
Fotógrafo Vilmar Oliveira, de Medina, realiza exposição sobre o Vale do Jequitinhonha na Assembléia Legislativa
Obras dos fotógrafos Vilmar Oliveira, Michele Angelillo e Simone Silveira estarão expostas na Galeria de Arte da Asssembleia Legislativa de Minas entre os dias 28 de novembro e 9 de dezembro, em Belo Horizonte.

Depois de expor na Maison du Patrimoine de Saint Julien les Villas e em Les Riceys (França), Vilmar Oliveira se junta ao italiano Michele Angelillo e à belo-horizontina Simone Silveira para mostrar obras selecionadas na exposição intitulada “Três cliques, três histórias”, que fica na Galeria de Arte da Asssembleia Legislativa de Minas entre os dias 28 de novembro e 9 de dezembro.
Especificamente de Vilmar Oliveira, 40 imagens de uma das culturas brasileiras mais instigantes do mundo, a do Vale do Jequitinhonha, serão mostradas em formatos e cores diferentes.



Por ter nascido naquela região, na cidade de Medina, no Médio Jequitinhonha, ele soube registrar uma realidade sócio-cultural emaranhada por manifestações populares, circo, teatro, artesanatos, personagens e paisagens locais como ninguém. “A intenção é sempre desvendar uma diferente estória a cada clique, transformar aspectos culturais e políticos em imagens que emocionam”, conta o artista.

Sobre o fotógrafo Vilmar Oliveira
Por muitos anos de sua vida, ele se dedicou à vivência com índios, trabalhadores rurais, moradores de ruas e trabalhadores da reciclagem de Belo Horizonte. Nascido na cidade de Medina (MG), Vilmar conhece bem os encantos e magias da região e seu povo.
Para ele, mostrar o Vale do Jequitinhonha é contar um pouco de si mesmo. Seus registros são, principalmente, de pessoas, festas e manifestações culturais da região – mostrando uma faceta alegre e cheia de vida do lugar que é classificado como um dos mais pobres do planeta. Seu trabalho reflete a intenção local para ser conhecida no Brasil e no mundo como uma rica região produtora de cultura.
Em 2007, Vilmar Oliveira lançou o belo catálogo-livro “Descendo o rio, os caminhos da cerâmica no Jequitinhonha”, premiado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional Brasileiro com menção honrosa. Trabalho este que mostra o artesanato como um dos mais importantes símbolos de expressão artística da região. A publicação, em espanhol, inglês e português, traz belas imagens, mapas indicativos e contatos de pousadas e artesãos do Vale do Jequitinhonha.
Com ampla atuação na área cultural, com viés na fotografia, no teatro e na produção cultural, estudou História no Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) e pós-graduou-se em Metodologia do Ensino Superior pelo Unicentro Newton Paiva.
Apesar de residir na capital mineira desde 1989, Oliveira se tornou uma das principais referências na arte de fotografar sua terra natal, sendo fotógrafo de várias atividades culturais da região, como o Festivale (Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha), Festeje (Festival de Teatro do Vale do Jequitinhonha), K-iau em Cena (Festival Nacional de Teatro da Cidade de Araçuaí), Programa Viva o Vale (da Avon Cosméticos) e diversos músicos como o Saulo Laranjeira, Rubinho do Vale e grupos de cultura local.
Em 2010, fez fotografias para o Ministério da Cultura do Brasil no prêmio que leva o nome de uma das principais artesãs do local, Dona Izabel Mendes Cunha. E participou como fotógrafo exclusivo do catálogo “Com a cerâmica e a madeira do Vale do Jequitinhonha: vida e obra das artesãs Maria Lira Marques e Josefa Alves dos Reis”, da produtora Luz da Lua (Araçuaí/MG), dentre outros.
No currículo, constam ainda, além da recente exposição na França, diversas exposições individuais e coletivas em Belo Horizonte e em várias cidades do Vale do Jequitinhonha.

Demais expositores
Simone Silveira é pós-graduada em Comunicação Social, e atualmente cursa Artes Plásticas na Escola Guignard, em Belo Horizonte. Participou, em 2010, da Bienal Zero Universitária promovida pela UFMG e Escola Guignard. Em 2011, fez parte 39º Salão de Contemporânea Luiz Sacilotto de Santo André/SP, e da exposição coletiva no Marp – Ribeirão Preto/SP. E nesse mesmo ano foi selecionada para exposição Mostra BDMG Cultural – Belo Horizonte/ MG, com data prevista para janeiro de 2012, e para exposição o Museu de Arte de Goiânia (MAG) a ocorrer em 03/2012.

Michele Angelillo nasceu e vive em Nápoles (Itália). Sempre demonstrou interesse pela fotografia, especialmente em preto e branco. Suas atividades diárias de médico radiologista ajudaram a aperfeiçoar sua observação sobre a luz, dirigindo um olhar muito particular. Ele utiliza expressionismo nas fotografias, criando situações únicas e inusitadas com a luz. Na tentativa de experimentar novas técnicas, Michele faz uso de raio-x na fotografia na perspectiva de expressar um certo “interior”, até mesmo por coisas inanimadas.
--
Contatos:
vilmar.oliveira1@gmail.com / (31) 9208-9537
Outras imagens e informações para a imprensa: (31) 8478-6713 (Tereza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário