sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Coronel Murta: Barco a motor facilita transporte de comunidades rurais

Coronel Murta: Barco a motor facilita transporte de comunidades rurais A travessia que durava entre 15 e 20 minutos é feita agora em apenas cinco. Há mais de 50 anos, moradores das comunidades de Vereda e Alagadiço, localizadas na zona rural do município de Coronel Murta, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, se arriscavam em botes e canoas de madeira para atravessar o rio Jequitinhonha e chegar à cidade. Essa realidade começou a mudar com a chegada do Programa Travessia ao município.

Entre as ações em Coronel Murta, o Travessia adquiriu, com apoio da prefeitura, um barco a motor para garantir mais rapidez e segurança aos moradores que precisam atravessar o rio diariamente. A aquisição do barco foi demanda dos próprios moradores, que comemoram o avanço.

“Minha gente, nós vivia todo mundo sofrendo aqui para atravessar. O pobre do ‘porteiro’ (pessoa responsável por remar) sofria lutando com o barco, mas agora Deus abençoou. Ele arranjou um (barco) mais maneiro, que dá para ele romper e conseguir fazer o benefício (sic)”, disse Antônio Almeida, de 68 anos, morador da comunidade de Alagadiço.

“Antigamente, a gente atravessava a ‘val’ (a nado), depois era uma canoa, depois em um barco e agora em um barco a motor. O mundo é assim mesmo. As coisas vão mudando e nós também vamos mudando e, espera Deus, que seja para melhor (sic)”, disse o prefeito Heleno Moutinho.

Segundo a interlocutora do Travessia em Coronel Murta, Alvina Miranda, além de aumentar o conforto e agilidade na locomoção, o barco motorizado é importante para escoar a produção agrícola das comunidades. Ainda conforme Alvina, 660 moradores são beneficiados pela iniciativa. “Uma parte do rio é muito funda e perigosa. Com o barco a motor, a travessia dura, no máximo, cinco minutos”, explica.

Alvina lembra que a travessia do rio Jequitinhonha com a canoa durava entre 15 e 20 minutos. “Era um barco de madeira e não tinha muita segurança. O novo barco tem coletes salva-vidas de vários tamanhos”, destaca. “O barco fica o tempo todo à disposição das comunidades”, acrescenta.

Mais ações
A aquisição do barco foi apenas uma das várias ações do Travessia em Coronel Murta. O pacote de intervenções, concluído em junho deste ano, inclui construção de praças na região da Igreja Matriz e no bairro José Cayres; iluminação da praça na comunidade rural de Barra de Salinas, pavimentação de vias públicas no distrito Freire Cardoso, em Barra de Salinas.

Além de obras, o Travessia, em articulação com outros órgãos do Estado, ofereceu qualificação profissional, capacitações nas áreas da saúde, direitos humanos e educação, realizou diagnóstico de anemia, entre outras ações.

No total, o Travessia investiu R$ 400 mil em ações no município, beneficiando diretamente mais de 2 mil pessoas.

Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário