quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Diamantina: Audiência Pública vai discutir expansão da UFVJM e campus em cidades do Vale

Diamantina: Audiência Pública vai discutir expansão da UFVJM e campus em cidades do Vale

As Comissões de Defesa do Consumidor e do Contribuinte e de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizam Audiência Pública, em Diamantina (Alto Jequitinhonha), nesta quinta-feira (24/11/11), às 14 horas.

A reunião conjunta tem o objetivo de discutir a instalação de novos campi da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em municípios dos Vales. O requerimento para a realização da audiência pública é de autoria do deputado Délio Malheiros (PV).
De acordo com o parlamentar, a Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina (Fafeod) foi federalizada em 17 de dezembro de 1960, sendo que em 2002 se transformou em Faculdades Federais Integradas de Diamantina (Fafeid). Porém, no ano de 2005, foram elevadas à condição de Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (Ufvjm). Atualmente, a Universidade é constituída de três campi, sendo dois localizados em Diamantina e um em Teófilo Otoni.

A instalação de novos campi, na avaliação de Délio Malheiros, "irá garantir à população local o acesso dentro da sua região, à tão necessária formação profissional, sem a necessidade de se deslocar na busca do aprendizado".

Expansão – O parlamentar acrescentou que o Governo Federal anunciou a intenção de expandir a Instituição para outras localidades além do Vale do Jequitinhonha e do Mucuri, mais precisamente no norte e no noroeste do Estado. Mas afirma que, antes da expansão, devem ser consideradas as necessidades da região, respeitando a missão para a qual a Instituição foi criada.
Convidados – Estão convidados para a audiência pública: o prefeito de Diamantina, Geraldo da Silva Macedo; o vereador e presidente da Câmara Municipal de Diamantina, Maurício da Paixão Maia; o ministro da Educação, Fernando Haddad; o reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Pedro Ângelo Almeida Abreu; o arcebispo Metropolitano da Curia Arquidiocesana de Diamantina, Dom João Bosco Oliver de Faria; o vereador de Diamantina, Cássio Moreira; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Diamantina, Carlos Marques Moreira; e o professor Titular do Departamento de Física da UFMG, Marcos Assunção Pimenta.

Fonte: Ascom/ALMG

Comentário:
Estarão presentes vários prefeitos e vereadores, além de estudantes e cidadãos do Vale que vêm participando do Movimento A UFVJM é nossa! na luta para a conquista de campus nas cidades de Capelinha, Araçuaí/Itaobim e Almenara.


Esperamos que este seja mais um debate que esclareça os destinos da Nossa Unviersidade. Até o momento, a Reitoria e Diretores da UFVJM têm se negado em esclarecer movimentos suspeitos de descaracterização da Universidade conquistada a duras penas pelo povo dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Já perdemos a Usina de Biodiesel da Petrobrás anunciada pelo Presidente Lula para se implantar na região de Araçuaí, no Médio Jequitinhonha. Os representantes políticos e técnicos do norte de Minas entraram na briga e a levaram para Montes Claros.

Perderemos a Nossa Universidade?
Não deixe que isso aconteça. Participe! Lute pelos seus direitos de cidadão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário