terça-feira, 22 de novembro de 2011

UFVJM: Estudantes protestam contra a mudança de nome

UFVJM: Estudantes protestam contra a mudança de nome
Reunião do Conselho Universitário, em 17.11, teve expulsão de aluna do campus Mucuri
Em reunião realizada pelo CONSU – Conselho Universitário da UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, no dia 17.11, cerca de 30 estudantes protestaram contra o plebiscito convocado pelo Reitor Pedro Ângelo, dizendo-se serem contra a mudança de nome da Nossa Universidade.
Os estudantes disseram que não foram consultados acerca de sugestões de nomes para o plebiscito. O reitor informou que a responsabilidade da consulta era dos diretores das unidades que deveriam ter conduzido a consulta e que isso não era motivo para cancelamento pois não era uma votação e sim consulta para apresentação de nomes.

Uma estudante de Serviço Social, do campus Mucurí , de Teófilo Otoni, se manifestou indignada com a postura do Conselho, chamando-o de autoritário. O reitor solicitou respeito com o CONSU e solicitou a retirada da estudante da platéia. Os estudantes ficaram indignados. Empunhavam vários cartazes com dizeres do tipo "Sou do Vale e tenho Doença de Chagas" , fazendo referência a um professor que defendeu a mudança de nome na última reunião ordinária, alegando que quando estudantes formados na UFVJM iam concorrer com estudantes da USP, por exemplo, que os mesmos sofriam preconceito porque o Vale lembrava miséria e Doença de Chagas.
Os estudantes, como uma forma de deboche, propôs que votassem o nome Universidade Federal da Doença de Chagas - UFDC, com um barbeiro como símbolo da Universidade.

Os estudantes disseram que a estudante de Serviço Social não iria sair. O reitor então pediu a retirada de todos os presewnes.
Estudantes reagiram a cantar o chamado Hino do Vale do Jequitinhonha: “Vale que vale cantar, Vale que vale viver, Vale do Jequitinhonha, Vale eu amo você”.
O reitor chamou a segurança pois considerou ofensiva a música cantada pelos estudantes.
Após acordo com os estudantes, com intervenção de alguns professores, a colega do Serviço Social teve que deixar o local da reunião.

Com a reunião retomada, foi lido pelo reitor brevemente as sugestões de nomes para o plebiscito, a saber, dentre outras:
1 - UF de Diamantina,
2 - UF Guimarães Rosa,
3 - UF do Estado de Minas Gerais,
4 - UF do Semiárido Norte Mineiro,
5 - UF Setentrional,
6 - UF do Norte Mineiro,
7 - UF do Cerrado Norte Mineiro,
8 - UF Juscelino Kubitschek,
9 - UF Carlos Chagas, dentre outras

Foi colocado em votação e foi aprovado que todas as sugestões constarão na cédula e que caso uma sugestão de nome ou o NÃO não atinja o percentual de 50%+1 dos votos válidos, as 02 sugestões mais votadas irão para um segundo turno.

No final, os conselheiros definiram que a votação do Plebiscito seria paritária, ou seja, cada segmento teria o mesmo peso: 33,3% para professores, técnico administrativos ou estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário