UFVJM: Estudantes protestam contra a mudança de nome
Reunião do Conselho Universitário, em 17.11, teve expulsão de aluna do campus Mucuri
Em reunião realizada pelo CONSU – Conselho Universitário da UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, no dia 17.11, cerca de 30 estudantes protestaram contra o plebiscito convocado pelo Reitor Pedro Ângelo, dizendo-se serem contra a mudança de nome da Nossa Universidade.Reunião do Conselho Universitário, em 17.11, teve expulsão de aluna do campus Mucuri
Os estudantes disseram que não foram consultados acerca de sugestões de nomes para o plebiscito. O reitor informou que a responsabilidade da consulta era dos diretores das unidades que deveriam ter conduzido a consulta e que isso não era motivo para cancelamento pois não era uma votação e sim consulta para apresentação de nomes.
Uma estudante de Serviço Social, do campus Mucurí , de Teófilo Otoni, se manifestou indignada com a postura do Conselho, chamando-o de autoritário. O reitor solicitou respeito com o CONSU e solicitou a retirada da estudante da platéia. Os estudantes ficaram indignados. Empunhavam vários cartazes com dizeres do tipo "Sou do Vale e tenho Doença de Chagas" , fazendo referência a um professor que defendeu a mudança de nome na última reunião ordinária, alegando que quando estudantes formados na UFVJM iam concorrer com estudantes da USP, por exemplo, que os mesmos sofriam preconceito porque o Vale lembrava miséria e Doença de Chagas.
Os estudantes, como uma forma de deboche, propôs que votassem o nome Universidade Federal da Doença de Chagas - UFDC, com um barbeiro como símbolo da Universidade.
Os estudantes disseram que a estudante de Serviço Social não iria sair. O reitor então pediu a retirada de todos os presewnes.
Estudantes reagiram a cantar o chamado Hino do Vale do Jequitinhonha: “Vale que vale cantar, Vale que vale viver, Vale do Jequitinhonha, Vale eu amo você”.
O reitor chamou a segurança pois considerou ofensiva a música cantada pelos estudantes.
Após acordo com os estudantes, com intervenção de alguns professores, a colega do Serviço Social teve que deixar o local da reunião.
Com a reunião retomada, foi lido pelo reitor brevemente as sugestões de nomes para o plebiscito, a saber, dentre outras:
1 - UF de Diamantina,
2 - UF Guimarães Rosa,
3 - UF do Estado de Minas Gerais,
4 - UF do Semiárido Norte Mineiro,
5 - UF Setentrional,
6 - UF do Norte Mineiro,
7 - UF do Cerrado Norte Mineiro,
8 - UF Juscelino Kubitschek,
9 - UF Carlos Chagas, dentre outras
Foi colocado em votação e foi aprovado que todas as sugestões constarão na cédula e que caso uma sugestão de nome ou o NÃO não atinja o percentual de 50%+1 dos votos válidos, as 02 sugestões mais votadas irão para um segundo turno.
No final, os conselheiros definiram que a votação do Plebiscito seria paritária, ou seja, cada segmento teria o mesmo peso: 33,3% para professores, técnico administrativos ou estudantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário