terça-feira, 15 de novembro de 2011

Movimentos Sociais não querem a mudança de nome da UFVJM




Carta Aberta dos Movimentos Sociais

Não à mudança de nome da UFVJM, a Nossa Universidade
Aos Servidoras/es do Estado Brasileiro da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – MG
Professoras/es mestres e doutoras/es do Corpo Docente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
Funcionárias/os mestres e doutoras/es do Corpo Administrativo Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Prezadas Senhoras
Prezados Senhores
Nós, sociedade civil e política do Vale do Jequitinhonha, atenta à condução dos destinos de nossa universidade, particularmente às iniciativas da Reitoria 2010-2012, vimos lhes apresentar nossas ponderações quanto à proposta plebiscitária em pauta na UFVJM, a qual emerge num momento que nos parece pouco oportuno, em razão do recente conflito existente entre atual Reitoria e Povo Jequitinhonhense.

Nesse processo de avaliação ponderamos, com a racionalidade que o tema sugere, questões que merecem reflexão de todos os envolvidos. Algumas dessas posições já se encontram postas no interior da própria universidade, a saber:

1. Uma das correntes internas desta Universidade, apropriadamente, indaga em seu texto publicitário: “Por acaso, outras universidades que se expandiram mudaram de nome? Por ex: UFSJ, UFV, UFMG?” e dirigindo-se ao cerne do problema questiona o ser mesmo – a essência – da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri: “Os Vales do Jequitinhonha e Mucuri não foram a justificativa para a criação da Universidade? E o nosso papel social com a região?”. Aqui, com os créditos devidos, fazemos coro à corrente já mencionada quando ressaltamos a imensa função social de uma universidade sediada em regiões marcadas pelos problemas como os que caracterizam os dois Vales.

2. O plebiscito proposto pelo Reitor Prof. Dr. Pedro Angelo A. Abreu, a ocorrer segundo o revelado em texto veiculado pelo blog www.ufguimaraesrosa.wordpress e na modalidade ali expressa, já apresenta problemas desde sua concepção, cujas orientações contrariam a prática desse instrumento.

A começar pela proposta em si: ao invés de se circunscrever a um único tema, a proposta de plebiscito que ora nos ocupa amplia as escolhas quando propõe que ali se decida acerca de 3 temas, se considerados ou o antropomorfismo ou o georreferenciamento. Assim: a) necessidade de um plebiscito ou não; b) substituição do nome UFVJM por nome de um político; c) substituição do nome UFVJM por nome de um intelectual. Não há a possibilidade de se escolher o nome atual, isto é, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Sob o nosso juízo, os nomes dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em nossa Universidade não têm causado qualquer impasse e, por isso mesmo, cremos que a proposta plebiscitária é totalmente dispensável. Mais serviria ao Brasil se o tempo precioso dos servidores, já tão atarefados em tempos de produtivismo acadêmico, não fosse diluído em plebiscito tão desnecessário quanto prejudicial às relações sociais que devem, necessariamente, existir entre qualquer universidade e sua população circundante.

Ademais, importa lembrar que se trata de modalidade plebiscitária inédita no Brasil, uma vez que o seu primeiro propósito é tão somente a incorporação de antropomorfismos inexistentes nas Universidades do Estado Brasileiro e a extração do georreferenciamento que hoje a qualifica, aliás, dentro do critério adotado pela União desde a Universidade do Brasil, hoje, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
3. Chamam atenção a extemporaneidade e a questionável teleologia subjacente à proposta plebiscitária ora em debate.

Face ao exposto, cremos que a proposta plebiscitária consegue ser, paradoxalmente e a um só tempo, despropositada, caótica e prejudicial aos Vales do Jequitinhonha/Mucuri, regiões que fundamentam a criação da UFVJM e sobre a qual paira a ameaça de extinção. Outro nome? Tudo começará do ponto zero. Em seus 6 anos, nada foi fácil. V. Sas. bem o sabem.

Por outro lado, perguntamos sobre a legalidade e real necessidade de mudar o nome de uma universidade cuja criação requereu, além de uma longa e árdua luta, a redação de projeto de lei submetido e aprovado pelo Congresso Nacional. Em face deste detalhe de total importância, qual seria a resolutividade de um plebiscito que fere o direito administrativo e o princípio de Estado?

De todo modo,os Vales votam NÃO. E vêm até V. Sa solicitar apoio esperando receber tanto sua compreensão quanto adesão à luta dos Jequitinhonhenses e do Mucuri, quando pedimos que nos representem neste processo optando pelo NÃO.

Que se juntem todos os que anseiam que os Vales do Jequitinhonha/Mucuri superem suas mazelas alimentadas pela lassidão de um Estado omisso. Juntos, podemos lutar para reduzir nossas dificuldades e alcançar os avanços sociais de que nosso povo tanto reclama e necessita.

Como se sabe, ao nos faltar a educação superior pública e de qualidade, as chances de desenvolvimento social se esvaem por nossas mãos. O que pretendemos é que o Estado Brasileiro, que pouco contribuiu para o desenvolvimento social dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, não venha agora lhes retirar a única iniciativa governamental significativa em mais de 200 anos.

Diga sim ao resgate da dívida social do Estado Brasileiro para com os povos do Vale e NÃO ao plebiscito do Sr. Reitor Prof. Dr. Pedro Angelo. Os ventos dos Vales ecoam um só brado no Jequitinhonha e Mucuri: NÃO AO PLEBISCITO!

Na expectativa de sua compreensão para com a nossa luta e de sua ciência quanto à razão que nos move, somos-lhes agradecidas.
Maria do Rosário Sampaio - Pelo Movimento “A UFVJM é Nossa!”
P/ Grupo de Mulheres Mobilizadas pela Educação Superior em Capelinha – Alto Jequitinhonha
Maria do Carmo Soares - Associação de Mulheres de Capelinha
Maria de Jesus - Associação de Mulheres de Chapadinha e Região
Maria Soares Pereira - Associação Rural de Santo Antônio do Fanado
Elza Aparecida Sampaio - Associação Rural de São Bento Cisqueiro
Vicência Luiz Magalhães - Associação de Artesas de Capelinha
Movimento Muda Capelinha
Maria Marta Sampaio
Pedro Soares
Conselho Comunitário do Cisqueiro
Sindicato Servidores Municipais
Vicente Cordeiro
Sindicato dos Trabalhadores em Indústrias Extrativas de Capelinha e Região
Terezino Cordeiro de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário