domingo, 27 de novembro de 2011

Municípios da Regional de Pedra Azul realizam eventos da saúde

Municípios da Regional de Pedra Azul realizam eventos da saúde Em Salto da Divisa, no Baixo Jequitinhonha, nordese de Minas, vem sendo realizado um trabalho de palestras educativas direcionadas para diabéticos, além de controle da glicose, pressão arterial e atividades físicas.

Em um evento realizado esta semana no município, o médico Guilherme Marques, explanou sobre as classificações das doenças, os sinais e sintomas, e sobre a fisiopatologia que envolve a explicação da necessidade de insulina produzida pelo pâncreas. Já o médico, Leandro Veloso, abordou os tipos de diabetes e como os diabéticos podem ter uma vida balanceada e também sobre o tratamento.
No município de Felisburgo, o trabalho realizado pelas equipes da Estratégia Saúde da Família mobilizou a população para os riscos relacionados ao tabaco e à diabetes. “Frequentemente temos aferido a pressão arterial, glicemia capilar e temos feito orientações sobre os efeitos do tabaco no organismo e nos dentes”, disse a enfermeira Wagila Souza.

Já em Jordânia, uma campanha relacionada aos direitos das crianças e dos adolescentes movimentou a cidade. O evento contou com a colaboração dos alunos das escolas estaduais, municipais e particulares do município que retrataram diversos temas, como, o abuso e a exploração sexual, a pedofilia, saúde e a importância do sono.



A Escola Estadual de Jordânia e a Secretaria Municipal de Saúde finalizaram o evento abordando temas como gravidez na adolescência, drogas e suas conseqüências e sobre as Doenças Sexualmente transmissíveis (DST). “Gostaria de ressaltar que esse foi um dos mais completos eventos que já realizamos em nosso município direcionados às crianças e adolescentes, pois contamos com um desfile que contou com a participação de aproximadamente três mil pessoas de todas as idades”, comemorou a secretaria de saúde de Jordânia, Juvecy Ribeiro.

O diretor da GRS - Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, Gregory Fortunato, ressaltou que a iniciativa dos municípios em realizar eventos de promoção à saúde é muito importante para que os problemas de saúde possam ser sanados. “Os gestores sabem quais sãos os principais problemas de saúde existentes em suas cidades, porque conhecem sua realidade e possuem os sistemas de informação que lhes dão esse tipo de dados. Então, cabe aos municípios, realizar um planejamento e desenvolver ações de promoção à saúde que visem melhorar a qualidade de vida da sua população”, finalizou.
Allan Campos, da GRS Pedra Azul

Nenhum comentário:

Postar um comentário