domingo, 7 de agosto de 2011

Jequitinhonha: ValeMais lança Antológica Poética do Vale

Jequitinhonha: ValeMais lança Antológica Poética do Vale


O Instituo ValeMais lançou, dentro da Programação do Festivale, no dia 25 de julho, na cidade de Jequitinhonha, no nordeste de Minas, o livro Antologia Poética do Vale do Jequitinhonha. O evento ocorreu na Casa de Cultura de Jequitinhonha.

Foto de Vilmar Oliveira, de Medina. Lançamento do livro Antologia Poética, na Casa de Cultura de Jequitinhonha, contou com a presença de muitos poetas e agentes culturais do Vale.


O livro registra 72 poesias, com duas poesias de cada um dos 36 poetas do Vale.

Alguns já são consagrados ou conhecidos em suas cidades e vizinhanças como Gonzaga Medeiros (de Fronteira dos Vales), Tadeu Martins (de Itaobim), Wesley Pioest ( de Rubim), Cláudio Bento ( Jequitinhonha), Luiz Santiago (Pedra Axul), José Carlos Machado (Capelinha), Luiz Carlos Prates (Virgem da Lapa), Celso Freire (Coronel Murta) e Carlos Farias (Machacalis). Todos eles com livros publicados, moram em Belo Horizonte ou São Caetano do Sul-SP ( Celso Freire). O professor José Carlos Machado mora em Capelinha.


Outros são jovens como Railandre Assunção de 17 anos, de Mata Verde, ou Helena Barcelos, de 24 anos, de Itinga; ou idosos como a professora Haydée Almeida Murta, de 83 anos, de Berilo, e Gilson Santos, de 63 anos, de Jequitinhonha.


As microrregiões estão bem representatadas com Terezinha Romão (Diamantina) , Evina Cordeiro e Branco di Fátima (Minas Novas), no Alto Jequitinhonha.

O Médio Jequitinhonha apresentou Maurício Carvalho (Araçuaí), Juarez Freitas (Pedra Azul),Vilmar Oliveira (Medina), Mariana Botelho (Padre Paraíso) e Regiane Farias (Itinga).

Foto de Jotaerre: Poetas presentes na Casa de Culutra: Cláudio Bento, Vilmar Oliveira, Ãnderson Secretário de Cultura de Jequitinhonha e Gonzaga Medeiros, diretor-executivo do ValeMais.

O Baixo Jequitinhonha teve uma participação hogemônica: Rubens Espínola e Zé Miranda(Joaíma); Eronilton Mendes (Jacinto); Tó Federal, José Augusto Pereira, Tiago Machado de Matos e Valter Hugo (Jequitinhonha), Eldvin Mendes (Rubim) e Jota Neris (Mata Verde).

O Vale do Jequitinhonha no norte de Minas está representado por Marileide Alves Pinheiro (Taiobeiras) e Tânia Gomes (Salinas).

Este livro foi publicado com a participação de cada poeta. Cada um contribuiu com R$ 100,00 e recebeu 10 exemplares como brinde. Cada biblioteca municipal e centro cutlural do Vale do Jequitinhonha receberá um exemplar.

Na apresentação da Antologia Poética, o poeta Gonzaga Medeiros, diretor-executivo do ValeMais vaticina:

"o poeta sobrevive da teia que fia.

A aranha se vale do verso que tece.

Não se destroce nunca o verso da aranha

nem se cortem jamais as fiandeiras dos poetas".

Com a licença poética dos poetas e do ValeMais, a partir de hoje, a cada dia, publicaremos uma poesia desta bela obra.

Abram seus corações e sete sentidos que receberão uma enxurrada de poesias, para a vida melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário