quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Prefeita Maria José comemora Instituto Federal em Teófilo Otoni

Prefeita Maria José comemora Instituto Federal em Teófilo Otoni
A prefeita de Teófilo Otoni, Maria José Haueisen Freire, esteve em Brasília na terça-feira 16.08, acompanhada dos secretários Rudson Kerley (de Governo) e Maria Helena Costa Salim (de Educação), bem como do vereador Thalles Contão (líder da prefeita na Câmara Municipal). Eles participaram da solenidade de anúncio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Teófilo Otôni, no Palácio do Planalto. O Instituto Federal Campus Teófilo Otoni será construído até final de 2012 e funcionará a partir de início de 2013.

A prefeita ainda esteve reunida com o secretário executivo do Ensino Superior do Ministério da Educação, professor Luiz Cláudio, acompanhando a situação do Curso de Medicina que deverá ser implantado na cidade, pela UFVJM- Univesidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri .

Durante o evento, prestigiado por prefeitos, governadores, senadores, deputados estaduais e federais, a presidente Dilma anunciou o Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – 2011/2014.

O Plano constitui uma ação do Governo Federal, por intermédio do Ministério da Educação, para implantar 208 unidades da rede nos próximos quatro anos, sendo que, destas, 88 já estão em processo de instalação e 120 são novas.

A expansão propiciará ao país condições favoráveis à formação e à qualificação profissionais nos diversos níveis e modalidades de ensino, dando suporte ao desenvolvimento da atividade produtiva, oportunidades de geração e disseminação de conhecimentos científicos e tecnológicos e estimulando o desenvolvimento sócio-econômico em níveis locais e regional.

Teófilo Otoni contará com uma unidade do IF

Caberá ao Governo Federal a responsabilidade pela construção, mobiliário, pessoal, manutenção e gestão. Já a Prefeitura, terá que ofertar um terreno de no mínimo 20 mil metros quadrados para a implantação do instituto. Caso o município opte pela instalação na zona rural, o terreno deverá ter no mínimo 60 hectares, fácil acesso, e distar no máximo oito quilômetros do perímetro urbano.

O imóvel deverá apresentar condições adequadas de interligação às redes públicas de abastecimento de água, esgoto, rede elétrica e telefônica. Aprovada a viabilidade do terreno pelo Ministério da Educação e Reitorias, o município deverá proceder a doação legal e transferência do domínio.
A construção deverá ser efetivada no exercício de 2012, para início das aulas em 2013.

Um presente para a região
Sobre o acontecimento, a prefeita Maria José ressaltou: “Estar aqui, hoje, recebendo da presidente Dilma o IFET para Téofilo Otôni, é concretizar um dos maiores presentes já recebidos na história da cidade, pois ele fechará um ciclo de ensino gratuito na cidade. A criança poderá acessar desde o pré-escolar público, passando pelo fundamental, médio e superior gratuitos. O instituto trará formação técnica-profissional imediata ao mercado de trabalho da cidade. Com mão-de-obras mais especializadas, ganha o setor comercial, ganha a cidade.”

Já a secretária Maria Helena lembrou o cumprimento de compromissos: “Estamos cumprindo os compromissos assumidos ao nos propormos gerir a cidade: uma educação inclusiva, de qualidade e de oportunidades. Temos orgulho de conseguir implantar nesta gestão um ciclo de educação completo. O pré-escolar, o ensino fundamental, o pré-vestibular municipal, os ensinos médio e superior públicos. A criança de hoje, da nossa cidade, já pode sentir que estudar não é mais um sonho, e sim uma realidade, uma oportunidade real que a levará a um futuro melhor.”

Já o reitor dos IFETs do Norte de Minas, professor Paulo César Pinheiro de Azevedo, foi conclusivo: “É uma grande oportunidade de desenvolvimento dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha; iremos construir passo a passo, junto com o município, a instalação do Instituto, discutir o melhor local, os melhores cursos que visam a realmente atender a demanda regional.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário