sábado, 20 de agosto de 2011

Reitor da UFVJM quer campus em Araçuaí/Itaobim ou Almenara/Jequitinhonha

Reitor da UFVJM diz que campus fora do Vale é decisão do MEC
Pedro Ângelo propõe campus em Araçuaí/Itaobim ou Jequitinhonha/Almenara
O Reitor da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Pedro Angelo Almeida Abreu, informou , em resposta à correspondência da Cáritas Almenara, que a decisão de instalação de campus em Unaí, no noroeste de Minas, e Janaúba, norte de Minas, foi do MEC, não sendo este o desejo da comunidade universítária.

Ele afirma na carta "a proposta de criação desses campi nas cidades de Janaúba e Unaí foi encaminhada pela SESu-MEC e, segundo o Secretário dessa SESu, a partir de uma demanda da Presidenta Dilma. Já ponderei ao Secretário sobre as demandas dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha e fui informado que demandas de implantação de outros campi em outros municípios podem ser encaminhadas para análise".

Pedro Angelo afirma que "a proposta do Ministério não podia dar outro encaminhamento que não submeter à análise do órgão máximo da Instituição, ou seja, ao Conselho Universitário".

Nesta sexta-feira, 19.08, haveria uma reunião do Conselho Universitário. Devido aos protestos de estudantes, professores e de cidadãos do Vale, através de emails, blogs e sites, a decisão ficou para a próxima semana.

O Reitor faz duas ponderações: "1) A decisão é de responsabilidade do Conselho Universitário; 2) Haverá uma fortíssima resistência do CONSU, da comunidade universitária e das comunidades dos vales, pois não foi contemplado nenhum novo campus em cidades dos nossos vales".


Ele mostra-se enfático na defesa do Vale: "Nesse sentido, indiquei que pelo menos um campus poderia ser em cidade do Médio/Baixo Jequitinhonha, sugerindo Araçuaí ou Almenara, quando o Secretário mencionou que a orientação era implantar novos campi onde não tinha sido implantado algum IFET e, por isso, essas duas cidades estariam fora. Ponderei então que Itaobim fica no meio termo médio/baixo Jequitinhonha e ele informou que outro critério era densidade populacional. Ponderei então instalar na cidade de Jequitinhonha, foi dito então que seria analisada a situação".
Reitor propõe resistência
A carta é clara na proposta de resistência: "Os representantes da comunidade externa no CONSIC (Conselho de Integração Comunitária da UFVJM) bem conhecem o posicionamento deste Reitor a respeito dos encaminhamentos e discussões de temas de interesse da região, pois tenho firmado, sempre, da necessidade urgente de que toda a sociedade dos Vales se organizem politicamente, que criemos movimentos políticos coesos, suprapartidários, para a defesa dos interesses dos Vales, para negociar investimentos e políticas públicas. Mais uma vez os Vales são preteridos. Não creio que devamos aceitar a situação como fato consumado, ao contrário, é momento de estabelecer uma forte resistência e manifestação, incluindo caravana de prefeitos, pressão sobre deputados votados nos vales, senadores, governador.
Só tenho uma dúvida, que é a de sempre: Quem capitaneará o Movimento??", finaliza o Reitor, Pedro Ângelo.


Carta de resposta à Cáritas Diocesana de Almenara, publicada na íntegra, no Blog Passadiço Virtual, coordenado por Fernando Gripp, professor da UFVJM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário