segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Em Araçuai, Lula evita falar de escândalos do Governo Dilma

Em Araçuai, Lula evita falar de escândalos do Governo Dilma
Ex-presidente prometeu voltar à cidade em agosto de 2014
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou comentar nesta sexta-feira (19.08), em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, os escândalos que derrubaram ministros do Governo Dilma. O ex-presidente não concedeu coletiva. Ao ser questionado pelo Jornal Gazeta se a faxina feita pela atual presidente não acabaria carimbando seu governo como “ corrupto”, já que a maioria dos demitidos abatidos em Brasília era uma herança do seu governo, o ex-presidente disse que não faria comentários e perguntou quem da direção do PT estaria preocupado com a repercussão das demissões .

O ex-presidente evitou ainda de falar sobre a promessa de asfaltamento dos links faltantes da BR-367 ligando Minas Novas a Virgem da Lapa e Almenara a Porto Seguro, num total de 174 km. Lula desembarcou em Araçuaí por volta das 11:30 hs da manhã em um avião fretado pelo Instituto Lula. Foi direto para o IFNMG ( Instituto Federal Norte de Minas Gerais) onde apadrinhou a primeira turma de formandos dos cursos de agroecologia, enfermagem, administração e informática. Lula almoçou carne de sol, moqueca de peixe, galinha caipira, arroz ao alho e feijão tropeiro.

A imprensa foi impedida de registrar o almoço. Apenas 8 membros da comissão de formatura da escola, 2 deputados federais e um prefeito do PT além da direção da Instituto tiveram acesso ao local.

Lula falou aos jornalistas na entrada do salão onde foi realizada a formatura. Um grupo de indígenas da etnia Pankararu entregou ao ex-presidente, um pedido de ajuda para ampliar a reserva Cinta Vermelha em Araçuaí. Lula evitou ainda falar sobre a greve iniciada em 8 de agosto, dos servidores das Escolas Técnicas Federais.

Em seu discurso de 40 minutos, o ex-presidente lembrou da sua visita ao Vale do Jequitinhonha durante a Caravana da Cidadania promovida por ele nos anos 90 e da inauguração da ponte de Itinga em seu governo. Falou da crise internacional e que “ brasileiros movidos por sonhos de miragem saíram do Brasil para paises ricos que não conseguiram resolver suas crises econômicas e que brasileiros que deixaram o país movidos por miragens de dinheiro fácil estão retornando para ver um país com melhores oportunidades.

Lula prometeu retornar a Araçuaí no dia 14 de agosto de 2014 para ver o que aconteceu na vida dos formandos. "Quero aqui assumir um outro compromisso com todos os formandos: o meu compromisso é que no dia 19 de agosto de 2014 vou voltar aqui para fazer reunião com todos os meninos e meninas que receberam o diploma para saber o que aconteceu na vida deles três anos depois de se formarem", disse Lula no início de seu discurso, diante de um auditório lotado.
"O compromisso é público", afirmou. O ex-presidente não explicou o porquê de a promessa ser justamente para 2014.

Em seu pronunciamento relembrou dos investimentos do seu governo na área da Educação e disse que Dilma vai criar mais 4 novas universidades no país na próxima semana. Disse ainda que a determinação do povo do Vale em enfrentar a seca é uma lição para todo o país. “ Me afeiçoei ao Vale desde a Caravana da cidadania de 1993-94. Voltei depois de assumir a presidência da República, atravessei com meus ministros o rio Jequitinhonha em uma balsa e prometi construir uma ponte e cumpri”, disse.

Durante sua passagem por Araçuaí, Lula recebeu um manifesto de professores da rede federal de ensino das escolas técnicas que estão em greve desde 8 de agosto. Em seu trajeto do aeroporto ao IFNMG Lula pode ver uma faixa de cobrança do asfaltamento da BR-367, cuja promessa de asfaltamento foi feita por ele, juntamente com a atual presidente Dilma , durante sua visita a Araçuaí para inaugurar o IFNMG e a barragem do Setúbal. Foi um protesto solitário do empresário Charles Ursine. A faixa foi retirada logo após a passagem do ex-presidente.
Lula deixou a Araçuaí no inicio da tarde,retornando para São Paulo.
Servidores dos INSTITUTOS FEDERAIS de educação em greve desde 8 de agosto exibem faixa de protesto durante passagem de Lula por Araçuaí
Em protesto solitario empresario Charles Ursine de Virgem da Lapa cobra promessa de pavimentação da BR 367
Texto e fotos de Sérgio Vasconcelos, na Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário