350 jovens de Salinas e região são capacitados em inovação tecnológica
Melhorar as condições de vida e o quadro social através da tecnologia são os principais objetivos do programa de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados (TEIA MG. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e visa também à construção de uma rede de conhecimento e inovação para todos que desejam participar da revolução promovida pela internet.
Com o intuído de angariar cada vez mais pessoas para essa rede, foi criado o Dia TEIA, uma mobilização com palestras e cursos práticos, que pretende incentivar, nos jovens, o empreendedorismo por meio do uso de ferramentas digitais. O diferencial do evento é que ele reúne os agentes disseminadores dos oito Polos de Inovação e faz um mutirão para capacitar os jovens.
O primeiro Dia TEIA foi realizado, nessa quarta-feira (10.08), no município de Salinas, no Vale do Jequitinhonha, norte de Minas, e em apenas um dia, foram capacitados cerca de 350 jovens. O curso é certificado pela Sectes, dura 4 horas e, além de palestras, oferece aulas práticas no computador.
Na cerimônia, o agente Wilson Alves falou sobre como o projeto mudou a sua vida: “Há dois anos, tive a oportunidade de conhecer o projeto. Até então eu tinha a internet apenas como um meio de entretenimento. O TEIA abriu a minha mente e me proporcionou diversas possibilidades. Hoje utilizo a internet como meio de aprendizado e trabalho. Me sinto honrado de poder colaborar no compartilhamento dessas informações e na capacitação de novos agentes”.
Desde o início das atividades, o TEIA capacitou aproximadamente 1.500 agentes em Salinas e região. Em todo o Estado, no ano passado, foram cadastrados mais de 14 mil agentes, clientes e interessados na rede. Para alcançar essa marca, os agentes disseminadores dos Polos de Inovação das cidades de Teófilo Otoni, Salinas, Diamantina, Araçuaí, Januária, Janaúba, Pirapora e Almenara iniciaram o processo de capacitação e cadastro de agentes da rede em suas cidades e municípios vizinhos, para mobilização da sociedade.
“Este curso está ligado a um projeto muito grande e ousado do Governo de Minas e quer dar a oportunidade para que todos os mineiros possam navegar mundo afora”, completa a superintendente de Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Inovação Ambiental da Sectes, Dea Fonseca.
CVT de Salinas
O CVT de Salinas tem como atividade principal o artesanato em cerâmica, possui um centro de pesquisa sobre manuseio das peças e atualmente mantém um trabalho destinado ao público infantil. O espaço também oferece cursos profissionalizantes de corte e costura, cabeleireiro, pintura em tela e tecido, entre outros. As instalações do CVT também são utilizadas para as capacitações dos agentes TEIA MG.
O secretário Nárcio Rodrigues, da SECTES, reafirmou aos diretores do CVT, a vontade de ampliar as funções inclusivas e socioeducativas dos centros. “Em 2012, os CVTs irão passar a ser centros de ensino a distância. Queremos dar ainda mais qualidade a este trabalho, transformando-os em centros de referência educacional”, completou.
O projeto é financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em parceria com o Governo do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário