sábado, 20 de agosto de 2011

Diamantina: neste domingo, mais uma etapa do Pic Nic Ecológico


Diamantina: neste domingo, mais uma etapa do Pic Nic Ecológico
Neste domingo, 21 de agosto, às 08 horas, acontecerá mais uma etapa do projeto "Picnic Ecológico" que é uma das muitas ações integradas do "Programa Diamantina Brilhante", da Prefeitura de Diamantina. Trata-se de ação de grupos de voluntários sob coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, professores e acadêmicos da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri para limpeza de pontos estratégicos no município (pontos turísticos, históricos ou de valor ambiental relevante) com fins de educação e conscientização ambiental da comunidade. O secretário municipal de meio ambiente, Márcilio Almeida, informa que a idéia do picnic ecológico é associar um esforço de educação ambiental a um evento de lazer, confraternização e integração entre os participantes.

O objetivo principal é sensibilizar a comunidade sobre o lixo que a própria população lança indiscrimidamente nos espaços públicos. "Não se pretende que este projeto seja um mutirão pontual, mas de uma ação contínua, com agenda definida e com ampla divulgação, pois somente a regularidade das ações pode garantir a efetividade de qualquer programa de educação ambiental. Ainda, estas ações contribuirão para tornar Diamantina ainda mais atrativa ao turismo" afirmou o secretário.
Foram selecionados 4 locais estratégicos para realização de picnics entre agosto e novembro de 2011. Também foram relacionados 4 grupos de voluntários para início dos trabalhos. Cada grupo terá um coodenador, que se incubirá de manter a motivação da equipe, promoção dos eventos, negociação dos recursos necessários e elaboração de relatórios de acompanhamento.
Estes grupos terão apoio logístico da SEMA e da UFVJM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário