terça-feira, 16 de agosto de 2011

Araçuaí: Dia do Estudante é comemorado com a locomotiva estudantil

Araçuaí: Dia do Estudante é comemorado com a locomotiva estudantil
A impressão é que todo dia é Dia do Estudante. Tirando as férias - que sempre parecem curtas -, estudar é ter disciplina, fazer as tarefas, rever as lições, estudar para a prova... Uma rotina diária!
Mas , 11 de agosto, é o dia destinado a eles, que passam, muitas vezes, grande parte do dia dedicando-se aos estudos. E nesse dia, as escolas, cada uma a seu modo, homenageiam seus alunos de uma forma especial
Em Araçuaí, há dois anos foi criada a Locomotiva Estudantil, um projeto da Secretaria Municipal de Educação para lembrar o dia do Estudante.

A comemoração começou cedo, com uma carreata de ônibus escolares com cerca de 620 alunos do 6º ao 9º ano, de seis escolas municipais. “ No dia da criança fazemos uma homenagem para os estudantes dos períodos anteriores, ou seja, da educação infantil aos anos iniciais”, explicou a Secretária Municipal de Educação, Jaqueline Lopes. “ Não somos nada sem eles”, afirmou em seu discurso de abertura do evento, realizado dia 12 de agosto.

Os alunos percorreram várias ruas da cidade. Em seguida foram para a sede da AABB ( Associação Atlética Banco do Brasil) onde passaram parte da manhã e a tarde envolvidos em atividades esportivas e recreativas. O almoço e lanche foram preparados para 800 pessoas. “ Tudo aqui saiu da horta da escola municipal Olinto Ramalho”, dizia orgulhosa Deliane Ramalho, servente da escola, exibindo beterrabas enormes, uma bacia de alface e outra de cenoura. “ Também produzimos abóboras, couves, repolhos. Tudo sem agrotóxicos”, afirmava.

No inicio da festa, o grupo Conexão Afro-Quigemm, formado por crianças e adolescentes de Araçuaí fez uma apresentação na quadra de peteca.

Em volta os alunos- a maioria adolescentes entre 13 e 16 anos- percorriam com os olhos o ambiente. “ A gente aproveita para dar uma paqueradinha né?" afirmava as garotas das escolas José Gonçalves Soares e São Vicente. Perguntei o que elas mais gostavam na festa. A resposta veio imediata “ da boate”, responderam. Não deu outra. Logo que o DJ pôs a música nas caixas, a meninada foi logo se amontoando no salão de festas do clube, decorado especialmente para a ocasião. Muitos aproveitaram para exibir seus dotes de dançarinos com coreografias de hip hop e breakdance .Outros, mais tímidos, preferiram o salão de jogos, para brincar com o totó , a sinuca e ping-pong..

Não poderia faltar o futebol. Nos bastidores, os meninos já armavam seus times. “ Tudo é feito para eles. O projeto ajuda na integração e participação de todos. Os times são feitos na hora para não ficar aquele clima de disputa. Aqui hoje é só alegria”, explicou Sormane, professor de Educação Física.
“ Quando eu sai, pedi para que não acabassem com esse projeto que é uma maravilha”, declarou Evangelina Fulgêncio, ex-Secretária Municipal de Educação.
Mas acabou. Pelo menos por hoje. Com cara de quem queria mais, os alunos foram pouco a pouco entrando nos ônibus que pela manhã conduziram a locomotiva. “ Ano que vem tem mais”, garantiu a secretária Jaqueline Lopes, satisfeita com mais uma etapa cumprida.
Mas quando foi que surgiu o Dia do Estudante?
No dia 11 de agosto do ano de 1827, o imperador dom Pedro 1º assinou um decreto imperial, que criava dois cursos de direito no Brasil. Um em Olinda (PE) e o outro em São Paulo (SP). As duas escolas tornaram-se muito importantes, formando gerações de juristas, intelectuais e políticos brasileiros. As duas foram inauguradas com honras, presenças ilustres e tiros de artilharia.

As comemorações tinham razão de ser. Antes disso, não existiam faculdades no Brasil. Para fazer um curso superior, o aluno tinha que ter posses e viajar até a Europa. Estudava em Portugal, ou então na França, e voltava para o Brasil depois de formado.

No dia 11 de agosto de 1927 - cem anos depois da criação dos cursos jurídicos no Brasil - a data passou a homenagear todos os estudantes.
Texto e fotos de Sérgio Vasconcelos, da Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário