segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Araçuaí: Lula declara-se apaixonado pelo Vale


Araçuaí: Lula declara-se apaixonado pelo Vale Em Formatura de Técnicos do Instituto Federal ex-presidente garante que região se desenvolverá pela força e persistência do seu povo
Em mais um retorno ao Vale do Jequitinhonha, o ex-presidente Lula, disse em Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, que é apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha. Esta declaração aconteceu durante a formatura de Técnicos do IFNMG, campus Araçuaí, na sexta-feira, 19.08. Lula afirmou que "o povo do Vale é apaixonante, tem uma riqueza cultural, persistência e uma força incomum para vencer as adversidades. Eu sou umas das pessoas admiradoras e apaixonada pelo povo desta região". 

Lula faz seu discurso como Patrono da primeira turma de formandos do IFNMG, campus Araçuaí. Ao fundo, Dr. Jean Freire, suplente de deputado estadual e Kincas Dias, empresário de Salinas. 

 O ex-presidente enumerou alguns dos projetos do Governo Federal que podem alavancar o desenvolvimento regional como a instalação de Institutos Federais de Formação Tecnológica em Araçuaí, Almenara e Salinas. Lembrou que a Presidenta Dilma autorizou mais dois Institutos Federais na região: Diamantina e Teófilo Oroni. Lembrou da instalação da UFVJM, com campus em Diamantina e Teófilo Otoni, de 3 Territórios da Cidadania que viabilizam recursos para mais de 150 mil agricultores familiares; do Programa Bolsa Família que além de dar uma mão na vida de famílias miseráveis irriga a economia local com R$ 15 milhões todo mês; de vários projetos de infra-estrutura; da construção da ponte sobre o rio Jequitinhonha, em Itinga; da instalação do SAMU em 21 cidades dos Vale do Jequitinhonha e Mucuri.
Prefeito Dim Martins, deputado Leonardo Monteiro e Lula Lula disse que Dilma está fazendo um bom governo e surpreenderá muita gente e fará ainda melhor que ele. Ela fará investimentos principalmente em regiões pobres como o Vale, dentro do seu plano de Combate à Miséria.

Nove visitas de Lula ao Vale Lembrou das várias vezes que veio ao Vale: em 1981, organizando o PT; na Caravana da Cidadania, em 1993, fazendo o seu trajeto de Garanhuns a São Paulo; em 1995, percorrendo o Vale, passando por Diamantina, Turmalina, Minas Novas, Chapada do Norte, Berilo, Virgem da Lapa, Araçuaí, Itinga, Itaobim, Jequitinhonha e Almenara; na posse de Cacá, como prefeita de Araçuaí, em 01.01.1997; em 12.09.2002, em Diamantinas, na campanha eleitoral; nos primeiros dias como presidente de República, em 11.01.2003; em março de 2004, inaugurando a ponte de Itinga; em janeiro de 2010, na inauguração do IFNMG, campus Araçuaí; e agora, na formatura da primeira turma de técnicos. Foram 9 visitas ao Vale.

Cacá, ex-prefeita de Araçuaí, atual Assessora Especial da Presidência da República, recebe homenagem dos formandos. Ficou muito emocionado, fazendo muitos formandos e pais chorarem ao lembrar do seu diploma técnico em Torneiro Mecânico, pelo SENAI. Disse ser um dos momentos mais importantes da sua vida e maior orgulho da sua família. “Estes meninos e meninas que hoje se formam não podem parar aqui. Devem seguir em frente, continuar os estudos”, disse. E aconselhou: “Não desistam frente à primeira dificuldade. Façam Faculdade, pois há facilidades maiores para estudar hoje.
O PROUNI está aí para ajudar estudantes de famílias pobres. Há mais vagas nas faculdades e assistência estudantil para manter o aluno na escola. Estou emocionado ao ser abordado por um Cientista Político, de Itaobim, que se formou pelo Prouni; uma dentista daqui, ou um filho de servente de pedreiro fazendo 0 4º ano de Medicina”, completou emocionado.
“Quero voltar aqui, e fica este compromisso, em agosto de 2014, e me sentar com vocês, formandos , seus pais e professores, avaliar como vocês prosseguiram na vida e no trabalho”, finalizou..
Prefeito Dim Martins, Deputado Leonardo Monteiro, psicólogo Álbano Silveira Machado, Reitor do IFNMG, Paulo Azevedo.

Emoção dos formandos
O ex-presidente Lula havia chegado às 11:30 horas, em Araçuaí, e almoçado com a diretoria da escola, professores e representantes dos alunos. A cerimônia de diplomação aconteceu a partir das 14 horas.Lula entregou nas mãos de cada estudante o seu certificado de formatura. Um a um, uma a uma, formandos e formandas iam desfilando, recebendo o diploma, dando abraços e beijos no ex-presidente. Alguns riam de felicidade e se emocionavam ao abraçar Lula. Outros choravam, suavam.
Alguns cochichavam no seu ouvido, agradeciam pela chance de estudar em uma escola federal, outros lembravam da importância de continuidade dos estudos, pedindo um campus da UFVJM.
Foram 220 diplomados em Técnico em Agroecologia, Administração, Informática e Enfermagem. Cerca de 1.500 pessoas enchiam a quadra poliesportiva adaptada para a formatura. Pais, professores, estudantes, lideranças de Araçuaí e região, convidados diversos estavam contentes com a cerimônia e a presença do ex-presidente. Cacá, ex-prefeita de Araçuaí, Manoel Messias, de Salinas, deputado estadual Paulo Guedes e Milton, presidente do PT de Salinas. A mesa de formatura foi formada pelo Diretor Geral da IFNMG, Paulo Azevedo, os paraninfos das turmas, ex-ministro Luiz Dulci; diretor da IFNMG, campus Araçuaí, Liberato; deputados federais Leonardo Monteiro e Reginaldo Lopes, Dr Jean Freires. Completavam a Mesa o prefeito Dim Martins, de Virgem da Lapa; o empresário Quincas Dias, da Ciclodias. A presença de pais, parentes e amigos dos formandos foi massiva.

Campus da UFVJM e pavimentação BR 367
Publicamente , Lula não mencionou a pavimentação da BR 367 e novos campi da UFVJM. O suplente de Deputado Estadual (PT-MG), o médico Jean Freire, entregou-lhe um documento cobrando a pavimentação de dois trechos da BR 367 (Minas Novas-Chapada do Norte-Berilo-Virgem da Lapa e Almenara-Jacinto-Salto da Divisa), além de instalação de campus da UFVJM em Capelinha/Minas Novas, Araçuaí/Itaobim e Almenra/Jequitinhonha. Lula disse que irá tratar com carinho as reivindicações e conversará com a Presidenta Dilma. Na entrada do campus, haviam faixas de reivindicação dos professores federais em greve; do asfalto da BR 367; do pedido de apoio à exploração do Lítio.

Um comentário:

Alessandra disse...

Banu, seu blog é muito bom. Se tiver alguma sugestão de matéria aí do Vale me mande via e-mail. Sou repórter de política do Estado de Minas e tive por essas bandas dia desses.
O Vale é um celeiro de pautas, pena não termos correspondentes na região.
Abraços
Alessandra Mello
alessandramello.mg@diariosassociados.com.br

Postar um comentário