Cáritas de Almenara protesta e quer UFVJM servindo ao Vale
A coordenadora da Cáritas Diocesana de Almenara enviou correspondência ao Reitor da UFVJM, protestando contra a decisão de criação de campus em Unaí e Janaúba.Leia trechos da correspondência:
Excelentíssimo Senhor Reitor da UFVJM e Ilustríssimos Senhores membros do CONSU desta Universidade,
É com grande pesar e tristeza que venho, neste 18 de agosto de 2011, através desta missiva manifestar minha indignação com a notícia de ampliação desta importante Universidade para duas novas localidades: Januária e Unaí.
Sabe-se que o Brasil tem um déficit educacional grande e poucos são os que conseguem chegar ao ensino superior e concluí-lo. E, portanto, todo incentivo a criação de Universidades Federais e sua ampliação é importante diante deste contexto nacional.
Apesar de muito distante do outro extremo do Vale do Jequitinhonha, o Baixo, vê-se como muito importante a criação e todos os investimentos de ampliação desta honrosa Universidade, esta que o próprio nome a contextualiza como dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri!
Estando localizada numa das regiões com o IDH sendo um dos mais baixos do país, ressalta-se ainda mais a necessidade desta Universidade nestes Vales, já que, o conhecimento liberta e abre portas para este povo, e principalmente a juventude, que tantas vezes são obrigadas a migrarem para outras regiões do país como solução para ter uma vida digna, ou um pouco melhor, garantindo ao menos uma renda mensal.
Além disso, a Universidade traz investimentos para o município onde está instalada, tanto de empresas quanto da pequena economia, como pensionatos, restaurantes, festivais, supermercados, bares, entre outros, permitindo um maior desenvolvimento local e regional.
Desta forma, fica-me a pergunta: por que ampliar a UFVJM para Janúaria e Unaí e não para outros municípios do Vale do Jequitinhonha e Mucuri?
Será que este povo, que acolheu com tantas esperanças esta honrosa, importante e necessária Universidade, não merecem e não precisa de maiores explicações? Gostaria muito que este fato fosse esclarecido! Já que é notória a necessidade de ampliação simda UFVJM, mas para os municípios que compõem estes Vales do Jequitinhonha e Mucuri e que assim como Januária e Unaí, fornecem estrutura suficiente para receber seus campis.
Indignadamente deixo-lhes meu repúdio e reafirmo a necessidade de esclarecimentos a nós: POVOS DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI.
Grazianne Ramos - Cáritas Diocesana de Almenara
Publicado no Passadiço Virtual
Nenhum comentário:
Postar um comentário