Seca vai durar pelo menos mais três mesesVistoria do vereador Adailton Rodrigues, o Tim, à Barragem de Ribeirãozinho, em Chapada do Norte, no Médio Jequitinhonha.
Os moradores do norte e nordeste de Minas (Vale do Jequitinhonha e Mucuri) precisam se preparar para a convivência com a seca, pois a estiagem ainda vai se estender por pelo menos três meses.
De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, do Centro de Climatologia Minas Tempo, a previsão é as próximas chuvas deverão ocorrer no Norte do estado no começo ou meados de novembro.O meteorologista salienta que neste ano, a região não sofrerá os efeitos dos fenômenos “El Nino” e “La Nina”, responsáveis por outras estiagens como a de 2007, que foi consideradas uma das piores da história, provocando as mortes de mais de 100 mil reses no Norte de Minas. Foto do jornal Estado de Minas.
Por outro lado, ele lembra que a região foi muito prejudicada pelo veranico de janeiro e fevereiro. “Em março e abril, ocorreram chuvas significativas, que, entretanto, não foram suficientes para eliminar os prejuízos dos agricultores e recuperar a vazão dos mananciais”, observa.
Ruibran explica ainda que, “embora as duas regiões estejam no semiárido”, de fato, o regime de chuvas do Norte de Minas é diferente de estados nordestinos como Pernambuco, Alagoas e da Paraáiba.
“O período chuvoso mais intenso do Nordeste começa em maio e vai até agosto. No Norte de Minas, as chuvas começam no fim de outubro ou início de novembro e vão até março ou abril”, afirma o meteorologista. Ele explica ainda que as chuvas do Norte de Minas são provocadas por frentes frias, que chegam do Sul e Sudeste enquanto as chuvas do Nordeste são causadas por uma massa de ar tropical marítima, que transporta a umidade do Oceano Atlântico para o Continente e, além do Brasil, também atua sobre a África.
Leia reportagem completa em seca.norte.e.nordeste.minas no UAI, por Luiz Ribeiro, de Montes Claros.
Com a dica preciosa do atento Adailton Rodrigues, o vereador Tim de Santa Rita, de Chapada do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário